More

    BREU, franquia nacional de audiogames para pessoas com deficiência visual recebe novo jogo

    Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, BREU: Ataque das Sombras dá continuidade à história de suspense/terror vivida por Marco, que investiga o desaparecimento de seu avô dentro da mata, em meio a narrativas de criaturas à solta, que se espalham pela cidade

    A franquia brasileira de audiogames de suspense/terror, para computador, BREU ganha novo jogo com lançamento marcado para 31 de outubro, dia do Halloween. Desenvolvido por Felipe Barros e Tharcisio Vaz e produzido pela Team Zeroth em parceria com VAZ Soundworks, BREU: Ataque das Sombras foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020.

    O primeiro jogo da franquia BREU, disponível para download gratuito aqui, narra a história de Marco, um jornalista cego que investiga o desaparecimento de seu avô na pequena cidade fictícia baiana de Angaquara. Confira trailer:

    Dando continuidade à aventura, Ataque das Sombras, começa exatamente no ponto em que o anterior termina. No entanto, não é necessário ter jogado o primeiro BREU ou ter qualquer conhecimento prévio da história para se arriscar na segunda parte do desafio. No desdobramento do suspense, histórias de criaturas à solta começam a se espalhar pela cidade enquanto Marco avança cada vez mais para dentro da mata, onde perigos inimagináveis e descobertas surpreendentes o aguardam.

    Ataque das Sombras conta com mecânicas de puzzle nos moldes de jogos narrativos, nos quais os jogadores devem interagir com opções disponíveis na área onde se encontram ou se movem para outras localidades. Além disso, existem situações de perseguição, em que será necessário escapar de criaturas espalhadas pelo cenário.

    Surgimento da Breu

    A franquia BREU nasceu a partir de uma pesquisa sobre jogos eletrônicos em audiogame realizada por Barros e Vaz, que buscavam criar experiências interativas e imersivas exclusivamente por meio de recursos sonoros.

    Nessa mesma época, conheceram o conto de suspense/terror Rubros, de autoria do escritor baiano Antônio Caetano, que serviu como base para o enredo do jogo. Também, experimentaram diversas tecnologias de espacialização e implementação de áudio, além de formas para promover inclusão nos jogos. Assim, em 2018, o primeiro jogo foi lançado, de maneira experimental, baseado em técnicas de áudio tridimensionais utilizadas em videogames de realidade virtual (VR).

    Team Zeroth é uma equipe de desenvolvimento de jogos baiana, sediada em Salvador, responsável por títulos como Irmã Dulce: Abrindo Portas e BREU. O time nasce da reunião de diferentes especialistas colegas de faculdade, em 2014, e segue em atividade buscando incorporar inclusão, diversidade e personalidade em suas produções.

    VAZ Soundworks é um estúdio focado na produção de áudio para Games, Filmes, Animação e Publicidade, tendo atendido empresas como Globant, Dow, Itaú, Petrobrás, Unicef e produzido músicas para concertos e eventos como Gamescom (Alemanha), Cannes Festival (França), Media Sound Hamburg (Alemanha) e museus, como V&A (Londres) e Pavilhão da Bienal (São Paulo).

    By

    Carina Bordalo
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados