Com um teaser lançado em abril deste ano, o estúdio brasileiro QUByte Interactive revelou a produção de um documentário sobre o processo criativo e de desenvolvimento de seu projeto mais ambicioso após 15 anos na indústria de jogos independentes.
O Episódio 1, A Criação de MARS 2120, mostra os passos anteriores e iniciais que levaram ao desejo de desenvolver um jogo quase quatro vezes maior em complexidade, tempo, custo e esforço do que o maior projeto desenvolvido até agora pelo pequeno estúdio independente.
Foram cinco anos de trabalho, com uma equipe principal de apenas seis pessoas, desde a primeira ideia até o jogo ser finalmente certificado para todas as plataformas em que será lançado em 2024.
Com uma tradição de trabalhar com jogos mais retrô, tanto com seus próprios títulos quanto com a publicação de títulos de outros estúdios independentes e franquias notáveis do passado, como Top Gear do Super Nintendo de 1992, o estúdio queria trabalhar pela primeira vez em um título com jogabilidade mais complexa e não linear. A escolha natural, além da paixão dos desenvolvedores pelo gênero, foi um metroidvania com tema de ficção científica.