Com o objetivo de proporcionar ao público geral a maior experiência tecnológica do mundo, a 16ª edição da Campus Party Brasil terá um espaço gratuito e aberto ao público com diversas atrações e atividades – a Área Open. A área funcionará no Expo Center Norte, entre 10 e 13 de julho, das 10h às 20h.
Uma das principais novidades dessa edição é a Exposição Amazon Party, que proporcionará uma experiência interativa e multissensorial dentro da floresta amazônica brasileira. “O avanço da tecnologia nos permite criar experiências imersivas que nos conectam diretamente com a natureza. Ao trazer a floresta amazônica para dentro da Campus Party Brasil, queremos destacar a urgência das questões ambientais e das mudanças climáticas. É essencial que usemos a inovação para promover a sustentabilidade. Em paralelo à exposição, o espaço Workshop Amazon Party será uma oportunidade única para discutir e aprender sobre Sustentabilidade e ESG, capacitando os participantes a adotarem práticas mais conscientes e responsáveis em suas vidas e carreiras”, afirma Tonico Novaes, CEO da Campus Party.
Outra atração interativa e que promete mexer com os corações daqueles mais aficionados por videogames é a Game Party, uma exposição de vídeo games antigos que contará a evolução dos emuladores, partindo do jogo Pong, lançado em 1972, até os consoles atuais. Além disso, a área gratuita terá a Arena Campus Play, com os tradicionais campeonatos de eSports, e o espaço Workshop Login, com palestras sobre o universo gamer.
O público visitante ainda terá acesso a Arena Robôs Robocore, com o maior campeonato de robôs da América Latina. Nela, acontecerão a batalha dos protótipos, disputas de sumô entre as máquinas e outras atrações. Ainda no universo da robótica, haverá Área Maker, em que será possível aprender a construir um robô, operar uma impressora 3D, entender o funcionamento de uma máquina a laser.
A Arena de Drone Petrobras será outra atração de destaque da Área Open. O espaço oferecerá ao público a oportunidade de aprender a pilotar um drone e assistir a demonstrações de voo. Além disso, o espaço contará com workshops de montagem de drones e o uso de inteligência artificial com integração ao Google Gemini.3
A edição contará ainda com a competição gastronômica Printer Chef. Nela, os participantes devem impressionar os jurados com pratos elaborados a partir de alimentos produzidos em uma impressora 3D. A disputa terá a sua grande final nacional no dia 13, com os vencedores das edições Brasília e Amazônia.
“Nos dias de hoje, a tecnologia permeia todas as nossas atividades e a Área Open é um ambiente dedicado a atrair os jovens para conhecerem mais sobre esse universo em constante evolução. Nesse sentido, buscamos oferecer atrações que enriqueçam tanto as crianças e adolescentes quanto os pais e educadores. Nosso objetivo é fazer com que esse público se torne parte ativa da comunidade campuseira”, complementa Tonico.
Ainda fazem parte da Área Open uma loja da Campus Party, a praça de alimentação e os espaços produzidos pelos parceiros e patrocinadores como, por exemplo, Sebrae, Senac, Petrobras, Loterias Caixa, GWM e EBAC.