Em constante ascensão no mundo e com consumidores engajados, o mercado de games no Brasil tem chamado cada vez mais a atenção das marcas. Foi a partir da consistência em investimentos e promoção de ações que O Boticário se manteve como a marca de cosméticos mais conhecida e usada pelos últimos três anos, segundo a Pesquisa Game Brasil 2024 (PGB). Em 2021, a percepção de que a marca tem sinergia com games era de 22,6%, de lá pra cá, a marca avançou 14,1%, chegando ao marco de 36,7% dos entrevistados reconhecendo a presença e conexão da marca nesse território.
Ao longo desses três anos, a marca consolidou a presença no mercado com patrocínios consistentes e storytelling estratégico para fortalecer a sinergia entre games e beleza, atendendo a desejos da comunidade e co-criando com ela. “Queremos que o público gamer nos veja como parte desse universo e como uma marca que contribui ativamente para que o mercado continue crescendo e ganhando visibilidade que merece, inclusive as mulheres”, conta Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
Trajetória no território gamer
Em 2021, a marca se tornou a primeira brasileira a investir em ativações no Avakin Life – jogo de realidade virtual – com uma loja hub in-game, que possibilitava a criação de skins inspiradas em produtos. A ativação, que buscava entender as principais oportunidades dentro do cenário virtual, teve um novo formato já no ano seguinte, quando a loja foi reativada com uma ação de Carnaval com atividades exclusivas para os usuários. Já em 2022, Boticário fechou parceria com as equipes femininas da Black Dragons, comandada pela CEO, streamer e influenciadora, Nicolle Cherrygumms Merhy.
Para seguir empoderando mulheres inseridas em diferentes realidades, idealizou o squad Heroínas do Game – composto por streamers, narradoras, criadoras de conteúdo e jogadoras profissionais – criou um canal para troca de experiências no Discord e promoveu um campeonato próprio, a Taça das Implacáveis. “Nossas ações e investimentos dentro do ecossistema de games são passos essenciais rumo à comunidade de jogadores verdadeiramente diversificada e reflete aquilo que acreditamos: o futuro do eSports é inclusivo. As marcas que reconhecem e investem no potencial das mulheres nesse cenário estão não apenas tentando promover a igualdade, mas também garantindo o sucesso sustentável de uma indústria que continua a conquistar seguidores cada vez mais engajados e qualificados”, acrescenta Marcela.
Além disso, em 2023, Boticário foi a primeira marca de beleza brasileira a patrocinar a BGS (Brasil Game Show) e ampliou sua presença no esports com o anúncio do patrocínio inédito à line inclusiva feminina da LOUD – maior organização de eSports do Brasil. No mesmo ano, a marca lançou o Egeo Free Fire, uma fragrância inédita inspirada no efeito “Booyah” – expressão usada em vitórias, trazendo as jogadoras como protagonistas da campanha. Já em 2024, marcou presença na Gamescom.