No último domingo, 27/10, a Game Industry Conference (GIC) encerrou suas portas em Poznan, Polônia. Este ano marcou a 17ª edição da GIC, consolidando-se como o maior e mais significativo evento de negócios da indústria de jogos da região. Um número recorde de mais de 3.290 participantes e profissionais se reuniu para centenas de palestras de alta qualidade e oportunidades de networking.
Ao longo de vários dias, ocorreram 199 sessões de palestras profissionais, painéis e mesas-redondas, com mais de 290 palestrantes em 9 palcos paralelos — um aumento de quase 50% no número de palestrantes em comparação com a edição de 2023. Este ano, a conferência ofereceu mais eventos paralelos do que nunca, incluindo o Geek Startups & Feedback Battle Royale, Women in Games Day, GameDev Investment Forum, HowToMultiplayer – Dev Summit, GIC Legal Summit powered by dotlaw e Mobile Summit, em parceria com Game Camp e Google. Os participantes desfrutaram de tours gratuitos pela cidade, mostrando os mais belos pontos turísticos de Poznan. Cada detalhe do evento foi preparado e executado com o apoio de generosos patrocinadores e parceiros dedicados.
Além das horas de palestras e inúmeras reuniões, a Game Industry Conference inclui uma extensa zona B2B, que este ano apresentou um número recorde de 57 estandes — 30% a mais do que em 2023. Grandes empresas, incluindo Larian Studios Warsaw, 11 Bit Studios e Fool’s Theory, participaram e abriram portas para novos candidatos durante a maior feira de empregos da região CEE.
No sábado, 26 de outubro, ocorreu a aguardada premiação Central and Eastern European Game Awards (CEEGA), onde a principal honraria foi concedida à Croteam pelo jogo Talos Principle 2. Esses prêmios nasceram da colaboração de 16 associações da indústria em toda a Europa Oriental, reforçando a força e a união da indústria de jogos na região. A lista completa de vencedores dos prêmios inclui:
- Arte Visual – Let Bions Be Bygones, da Bohemian Pulp
- Áudio – Ghostrunner 2, da One More Level
- Design – Talos Principle 2, da Croteam
- Narrativa – Let Bions Be Bygones, da Bohemian Pulp
- Tecnologia – Ghostrunner 2, da One More Level
- Joia Oculta – Death must die, da Realm Archive
- Melhor Jogo Mobile – Raccoon Mania, da Sun Storm Studio
- Melhor Jogo – Talos Principle 2, da Croteam
Este ano, pela primeira vez, a premiação CEEGA apresentou os prêmios adicionais “Code the Rights”, apresentados pela Anistia Internacional em colaboração com especialistas da indústria. Na categoria “Melhor Jogo”, os indicados incluíam títulos lançados entre agosto de 2023 e agosto de 2024 que exploram temas de exclusão, aceitação e igualdade. O prêmio de 2024 foi concedido a Baldur’s Gate 3, da Larian Studios.
Além disso, um Prêmio Especial, concedido exclusivamente a critério da Anistia Internacional, foi introduzido para reconhecer jogos que abordam questões sociais significativas, independentemente da data de lançamento. Este ano, o prêmio foi concedido à 11 Bit Studios pelo impactante jogo This War of Mine.
“Queremos reconhecer criadores que refletem a complexidade e a diversidade da realidade — aqueles que não evitam questões globais difíceis que moldam nosso mundo, como desigualdades sociais, conflitos armados, migração e crises de refugiados, mas que as abordam com cuidado e reflexão. Eles utilizam o poder da mídia para oferecer diagnósticos perspicazes, fazer as perguntas certas e trazer tópicos importantes para o debate público”, afirmou Anna Błaszczak-Banasiak, Diretora da Anistia Internacional na Polônia.
A data da edição de 2025 será anunciada nas próximas semanas. A Game Industry Conference mais uma vez fez parceria com o aplicativo de networking GRIP, que não apenas digitalizou o sistema de ingressos, mas também facilitou o planejamento de reuniões de negócios no local e online, além de permitir que os participantes personalizassem sua agenda de eventos em seus dispositivos móveis.