SEASON: A letter to the future, jogo canadense desenvolvido pelo Scavengers Studio, é o grande vencedor da categoria Melhor Jogo do BIG Awards deste ano. Nesta sexta-feira (30), o BIG Festival 2023, maior festival de games na América Latina, reconheceu e premiou os melhores jogos independentes do ano em diversas categorias. Entre os principais premiados da noite também estão Bloodless, da Point N’ Sheep, na categoria Melhor Jogo: Brasil e What Lies in the Multiverse, do chileno IguanaBee & Studio Voyager, na categoria Melhor Jogo: América Latina.
“Isso é muito animador, nosso time está muito feliz pela conquista. Gostaria de parabenizar a todos que ganharam nesta noite, foi maravilhoso assistir à premiação e vibrar com os ganhadores. Obrigado por acreditarem no projeto, nossa equipe ficou muito lisonjeada por tantas categorias competidas e, ainda mais, pela conquista de melhor jogo!”, comentou Katie Postma, Community Outreach Specialist do Scavengers Studio, durante a entrega do prêmio.
Além do troféu do BIG Awards, os três títulos eleitos como Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: América Latina pelo júri do BIG Festival 2023 receberam, cada um, R$5 mil. As demais categorias da cerimônia garantiram aos vencedores um troféu exclusivo que os reconhecem como os grandes vencedores da noite.
“Nosso time presenciou muitas formas de fazer jogos durante a carreira, e definitivamente é melhor assim, juntos por um objetivo. Gostaria de agradecer à organização e curadoria do evento pela oportunidade a atenção ao projeto, é nosso segundo ano na feira e, finalmente, saímos vitoriosos em meio a tantos ótimos jogos finalistas! Viva o indie brasileiro!”, comemorou Danilo Freire, da Point N’ Sheep.
Confira, nas linhas a seguir, todos os vencedores do BIG Awards, com declarações de alguns representantes dos estúdios premiados:
Vencedores do BIG Awards 2023
Melhor Jogo
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studios (Canadá)
Melhor Jogo: Brasil
Bloodless
Desenvolvedor: Point N’ Sheep
Melhor Jogo: América Latina
What Lies in the Multiverse
Desenvolvedor: IguanaBee & Studio Voyage (Chile)
Melhor Jogo Inédito
Stray Gods: The Roleplaying Musical
Desenvolvedor: Summerfall Studios (Austrália)
BIG Impact: Educacional
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
BIG Impact: Questões Sociais
Atuel
Desenvolvedor: Matajuegos (Argentina)
BIG Impact: Diversidade
A Year of Springs
Desenvolvedor: npckc (Japão)
Melhor XR / VR
YUKI MRrcade Mode
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Experiences (Brasil)
Melhor Som
Sunday Gold
Desenvolvedor: BKOM Studios (Canadá)
Melhor Arte
Universe for Sale
Desenvolvedor: Tmesis Studio (Itália)
Melhor Narrativa
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studio (Canadá)
Melhor Gameplay
RAILGRADE
Desenvolvedor: Minkata Dynamics (Japão)
Inovação
Touch Type Tale
Desenvolvedor: Pumpernickel Studio (Alemanha)
Melhor Multiplayer
Dorfs: Hammers for Hire
Desenvolvedor: Ravegan (Argentina)
Melhor Jogo Infantil
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
Melhor Jogo Mobile
Sequenza
Desenvolvedor: An Otter Game Studio (Argentina)
Melhor Jogo de Estudante
Animal Planner
Desenvolvedor: MittagPause Studio (Aalto University) (China)
WINGS Spotlight
a pet shop after dark
Desenvolvedor: npckc (Japão)
Mesmo após o BIG Awards, todos os 110 jogos indicados à premiação continuam disponíveis para testar no espaço físico do BIG Festival 2023. Além disso, os visitantes podem experimentar os títulos selecionados para o Panorama Brasil.
Panorama Brasil 2023 by Banco do Brasil
Além do BIG Awards, o BIG Festival 2023 conta com o Panorama Brasil by Banco do Brasil — uma mostra não competitiva, com 40 games brasileiros. Nesta edição, nove games do Panorama Brasil 2023 foram desenvolvidos por estudantes. Em comparação ao ano passado, essa lista recebeu três títulos a mais.
No BIG Festival 2023, dois jogos que estiveram no Panorama Brasil do último ano voltaram ao evento, mas desta vez com indicações ao BIG Awards: o Astrea: Six-Sided Oracles, desenvolvido pelo estúdio Little Leo Games, concorreu às categorias Melhor Som, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: Internacional e o título Bloodless, da Point N’ Sheep, figura entre os concorrentes ao Melhor Jogo: Brasil.