Pixar, Adobe, Apple, Autodesk, e NVIDIA, juntamente com a Joint Development Foundation (JDF), uma afiliada da Linux Foundation, anunciam uma aliança para OpenUSD (AOUSD) a fim de promover padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento da tecnologia Universal Scene Description (USD) da Pixar.
A aliança busca padronizar o ecossistema 3D, avançando os recursos da Open Universal Scene Description (OpenUSD). Ao promover maior interoperabilidade de ferramentas e dados 3D, a aliança permitirá que desenvolvedores e criadores de conteúdo descrevam, componham e simulem projetos 3D em larga escala e construam uma gama cada vez maior de produtos e serviços habilitados para 3D.
Criado pela Pixar Animation Studios, o OpenUSD é uma tecnologia da chamada scene description 3D de alto desempenho que oferece interoperabilidade robusta entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho. Já conhecido por sua capacidade de capturar expressões artísticas de forma colaborativa e simplificar a produção de conteúdo cinematográfico, o poder e a flexibilidade do OpenUSD o tornam uma plataforma de conteúdo ideal para atender às necessidades de novos setores e aplicações.
A aliança desenvolverá especificações escritas detalhando os recursos do OpenUSD. Isso permitirá maior compatibilidade e adoção, integração e implementação mais amplas, além de permitir a inclusão por outros sistemas de padronização em suas especificações. O JDF da Linux Foundation foi escolhido para liderar o projeto, pois permitirá o desenvolvimento aberto, eficiente e eficaz das especificações do OpenUSD, ao mesmo tempo em que oferece um caminho para o reconhecimento por meio da Organização Internacional de Padronização (ISO).
A AOUSD também fornecerá o primeiro fórum para a definição colaborativa de aprimoramentos da tecnologia pela grande indústria. A aliança convida uma ampla gama de empresas e organizações a se juntarem e participarem da formação do futuro do OpenUSD.
“A Universal Scene Description foi inventada pela Pixar e é a base tecnológica de nosso pipeline de animação de última geração”, diz Steve May, diretor de tecnologia da Pixar e presidente da AOUSD. “O OpenUSD é baseado em anos de pesquisa e aplicação na produção de filmes da Pixar. Abrimos o código do projeto em 2016, e a influência do OpenUSD agora se expande para além do filme, efeitos visuais e animação e para outras indústrias que dependem cada vez mais de dados 3D para intercâmbio de mídia. Com o anúncio do AOUSD, sinalizamos o próximo passo empolgante: a evolução contínua do OpenUSD como tecnologia e sua posição como padrão internacional.”
“Na Adobe, acreditamos em fornecer aos artistas um conjunto de soluções flexíveis e poderosas executadas em uma variedade de dispositivos”, reforça Guido Quaroni, diretor sênior de engenharia de 3D&I da Adobe. “Aproveitar uma representação de dados 3D comum durante o processo criativo multiplica o valor trazido por cada pacote e dispositivo. O OpenUSD foi criado para ser um desses ‘multiplicadores’ e estamos entusiasmados em ver um grupo diversificado de empresas se unindo para apoiar essa tecnologia aberta e inovadora.”
“A OpenUSD oferece aos desenvolvedores, artistas e designers 3D a base completa para trabalhar a criação de conteúdo digital e industrial em grande escala e cargas de trabalho de simulação com ampla interoperabilidade de várias aplicações”, destaca Guy Martin, diretor de código aberto e padrões da NVIDIA. “Esta aliança é uma oportunidade única para acelerar a colaboração OpenUSD globalmente, criando padrões formais em todos os setores e iniciativas para criar mundos 3D e digitalização industrial.”
“Esteja você construindo mundos de computação gráfica, gêmeos digitais ou olhando para a Web 3D, os criadores de conteúdo precisam de uma maneira coesa de colaborar e compartilhar dados entre ferramentas, serviços e plataformas”, conta Gordon Bradley, Membro Sênior de Mídia e Entretenimento da Autodesk. “A Autodesk está entusiasmada em apoiar a aliança para OpenUSD, uma vez que impulsiona a interoperabilidade 3D para efeitos visuais, animação e muito mais, além de apoiar nossa visão de ajudar os clientes a projetar e criar um mundo melhor.”
“Esta parceria será um excelente benefício para todos que trabalham com este framework, afinal o OpenUSD oferece um mecanismo poderoso para mundos 3D de alta fidelidade. Assim como um ecossistema expansivo para a era da IA e do metaverso. Além disso, os setores automotivo, de saúde, manufatura, entre outros, estão adotando a tecnologia para várias aplicações”, destaca Jomar Silva, gerente de relacionamento com desenvolvedores da NVIDIA para a América Latina.
Os membros do comitê de direção da AOUSD falarão nos Open Source Days da Academy Software Foundation, em 6 de agosto, e na conferência SIGGRAPH na Autodesk Vision Series, em 8 de agosto, às 17h (horário de Brasília), na sala 404A.