Os jogos eletrônicos vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário de entretenimento global. À frente da indústria cinematográfica e fonográfica, o setor movimenta cerca de 200 bilhões de dólares por ano. E o Brasil é o décimo maior mercado do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores, segundo a consultoria Newzoo. Mas quais são os títulos mais populares entre os brasileiros? Um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, respondeu a essa dúvida.
Segundo o levantamento, Roblox, referência no segmento de mundo aberto, foi o game mais pesquisado pelos brasileiros na internet em 2023, com uma média de 6.9 milhões de buscas mensais, entre janeiro e setembro deste ano. Em segundo lugar, ficou o clássico de corrida sem fim Subway Surfers, com 1.2 milhões, seguido do shooter em terceira pessoa Fortnite, com 390 mil.
“Analisando o ranking, podemos destacar, em meio aos games tradicionais, a chegada de títulos que foram lançados em 2023, como Hogwarts Legacy, que conquistou o quinto lugar no ranking nacional, e o Starfield, que alcançou a sétima posição. Originalmente lançado em 2005, o Resident Evil 4 ganhou um remake e também foi destaque no top 10. Isso mostra a rápida popularização do mercado de jogos”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Confira o ranking completo da média mensal dos games mais pesquisados na internet pelos brasileiros em 2023:
- Roblox – 6.9 milhões
- Subway Surfers – 1.2 milhões
- Fortnite – 390 mil
- Free Fire – 309 mil
- Hogwarts Legacy – 287 mil
- League of Legends – 279 mil
- Starfield – 251 mil
- GTA San Andreas -193 mil
- Resident Evil 4 – 152 mil
- FIFA – 114 mil
O impacto dos videogames na saúde mental
Além dos títulos dos jogos mais populares de 2023, a Semrush também analisou o que mais interessou a população global nos últimos cinco anos. Segundo o estudo, há uma preocupação crescente sobre o impacto desse tipo de entretenimento na saúde mental, com um aumento de 540% nas pesquisas por “efeitos negativos dos videogames na saúde mental”. No entanto, há também um crescimento de 271% nos “efeitos positivos dos videogames na saúde mental” e 85% em “jogos que são bons para o cérebro”.
“Os videogames, quando desfrutados com equilíbrio e consciência, podem oferecer uma pausa valiosa do mundo real, proporcionando momentos de relaxamento e diversão. No entanto, os dados da Semrush apontam que as pessoas estão relacionando questões de saúde mental à prática de jogos. Importante cuidar para algo que deveria ser um momento de lazer não se tornar prejudicial à saúde.”, finaliza Casagrande.