A Opera dá as boas-vindas à decisão da Apple de permitir que navegadores alternativos concorram pelos usuários do iOS em melhores condições, como resultado das exigências da Lei dos Mercados Digitais Europeus (DMA).
A abertura do ecossistema iOS é uma nova oportunidade para a Opera avançar ainda mais e introduzir a experiência inovadora de navegação centrada em IA que os usuários de iPhone e iPad realmente merecem, com um navegador da Web com mecanismo completo e alimentado por IA. Com a entrada em vigor da DMA em março de 2024, esse novo navegador será apresentado nos próximos meses.
Desde o início de 2023, o Opera vem inovando no espaço de IA do navegador. A empresa introduziu a IA nativa de navegador, Aria, em todos os seus principais produtos e reformulou completamente seu principal navegador para desktop, que se tornou o Opera One, focado em IA. 2024 será o ano para dar um passo adiante.
“Como principal desenvolvedora de navegadores europeia, abraçamos as mudanças introduzidas pela DMA, visando promover a concorrência e oferecer aos usuários uma seleção mais diversificada de navegadores no iOS. Pretendemos cumprir isso com o Opera One com IA para o iOS”, disse Jørgen Arnesen, EVP Mobile na Opera. “Além disso, estamos empolgados em ver a confirmação de que a Apple também implementará uma tela de escolha de navegador para o iOS, facilitando para os usuários escolherem seu navegador favorito como padrão também em seus dispositivos móveis.”
A DMA da EU é uma iniciativa europeia e a Opera está entusiasmada com a abertura de uma região tão importante. Além disso, a Opera incentiva fortemente a Apple a implementar essa maior liberdade para os usuários do iOS em todo o mundo.
A abertura do ecossistema iOS para mecanismos de navegadores alternativos permite que os fabricantes de browsers, como a Opera, criem produtos realmente exclusivos que melhorarão e aprimorarão a experiência dos usuários.
“Além das novas estruturas e APIs para mecanismos de navegadores alternativos, também estamos muito animados com o novo formulário de solicitação de interoperabilidade anunciado pela Apple, que permitirá que os desenvolvedores enviem solicitações adicionais de compatibilidade com os recursos de hardware e software do iPhone e do iOS”, acrescentou Arnesen. ” Saudamos as mudanças de direção e mal podemos esperar para apresentar o novo Opera One para iOS, que colocará a IA em foco.”
Para apoiar o desenvolvimento do novo navegador, a Opera fará em breve um novo anúncio sobre um grande investimento em um projeto-chave de infraestrutura de IA na Europa.