More

    NVIDIA revela Projeto GR00T: Avanços em Robótica e Isaac

    Plataforma de robótica Isaac agora oferece aos desenvolvedores um novo simulador de treinamento de robôs, o computador para robôs Jetson Thor, modelos-base de IA generativa e bibliotecas de percepção e manipulação aceleradas por CUDA

    A NVIDIA apresenta o Projeto GR00T, um modelo-base de uso geral para robôs humanoides criado para ir ainda mais longe na sua missão de trazer inovações em robótica e IA incorporada.

    Como parte da iniciativa, a empresa também apresenta um novo computador, o Jetson Thor, para robôs humanoides baseados no sistema em um chip (SoC, system-on-a-chip) NVIDIA Thor, bem como atualizações significativas à plataforma de robótica NVIDIA Isaac™, incluindo modelos-base de IA generativa e ferramentas para simulação e infraestrutura de fluxo de trabalho de IA.

    “A criação de modelos-base para robôs humanoides em geral é um dos problemas mais empolgantes de se solucionar na IA hoje em dia”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “As tecnologias capacitadoras estão se unindo para que os principais roboticistas de todo o mundo possam dar saltos gigantescos em direção à robótica geral artificial.”

    Os robôs equipados com a GR00T, que significa “Generalist Robot 00 Technology” (Tecnologia 00 Robótica Generalista), serão projetados para compreenderem a linguagem natural e emularem movimentos observando ações humanas – aprendendo rapidamente coordenação, destreza e outras habilidades para navegarem, adaptarem-se e interagirem com o mundo real. Em seu keynote de abertura no GTC, Huang fez demonstrações com alguns desses robôs executando uma variedade de tarefas.

    O Jetson Thor foi criado como uma nova plataforma de computação capaz de executar tarefas complexas e de interagir de forma segura e natural com pessoas e máquinas. Ele tem uma arquitetura modular otimizada para desempenho, potência e tamanho.

    O SoC inclui uma GPU de próxima geração baseada na arquitetura NVIDIA Blackwell com um mecanismo transformador entregando 800 teraflops de desempenho de IA de ponto flutuante 8 bits para executar modelos multimodais de IA generativa como o GR00T. Com um processador de segurança funcional integrado, um cluster de CPU de alto desempenho e 100 GB de largura de banda Ethernet, ele simplifica os esforços de design e integração significativamente.

    A NVIDIA está criando uma plataforma abrangente de IA para as principais empresas de robôs humanoides como a 1X Technologies, Agility Robotics, Apptronik, Boston Dynamics, Figure AI, Fourier Intelligence, Sanctuary AI, Unitree Robotics e XPENG Robotics, entre outras.

    “Estamos em um ponto de inflexão na história, com robôs voltados para o ser humano, como o Digit, e prontos para mudar a mão de obra para sempre. A IA moderna vai acelerar o desenvolvimento, abrindo o caminho para robôs, como o Digit, ajudarem as pessoas em todos os aspectos da vida cotidiana”, complementa Jonathan Hurst, cofundador e diretor de robôs da Agility Robotics. “Estamos entusiasmados com a parceria com a NVIDIA para investirmos em computação, ferramentas de simulação, ambientes de machine learning e outras infraestruturas necessárias para transformar em realidade o sonho de os robôs fazerem parte do nosso dia a dia.”

    “A IA incorporada não só ajuda a lidar com alguns dos maiores desafios da humanidade, como também a criar inovações que estão além da nossa imaginação atual”, reforça Geordie Rose, cofundador e CEO da Sanctuary AI. “Uma tecnologia com esse grau de importância não deveria ser criada em silos, e é por isso que priorizamos parceiros de longo prazo como a NVIDIA.”

    By

    Isadora Fernandes
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados