Fazer com que os jovens discutam abertamente temas relacionados à saúde mental é um desafio para pais, professores e até mesmo profissionais da área.
A vergonha, a confusão de sentimento e a falta de vocabulário para verbalizar os problemas são alguns dos obstáculos.
Um dos melhores caminhos para garantir que crianças e adolescentes se sintam confortáveis para se abrir é criar uma conexão a partir de referências e assuntos que eles conhecem e se interessam.
Pensando nisso, a estudante de psicologia e apaixonada por animes, Alice Guedes, criou uma espécie de baralho com perguntas relacionados às cenas ou personagens de animações como Naruto, Boku no Hero Academia e One Piece.
Os questionamentos auxiliam os jovens a refletirem sobre assuntos como depressão, ansiedade, autoconhecimento, controle da raiva e aceitação social.
“Com qual personagem do mundo dos animes você mais se identifica? Por que acha que isso acontece?”, “Como você acha que foi, para Naruto, crescer sem o afeto e o cuidado dos pais?”, “Zoro, do anime One Piece, não se importa com o que os outros dizem sobre ele. Você se identifica com isso? Como?” e “Qual foi o anime que mais ajudou na sua saúde mental? De que forma a história ajudou você?” são algumas das perguntas presentes em 100 cartas que tratam de temas sérios com uma linguagem acessível.
Puxa Conversa Anime é uma ferramenta importante para falar de forma descomplicada sobre depressão, ansiedade, o peso dos padrões de beleza, relacionamento com familiares, sonhos, objetivos de vida e outros temas nebulosos para a juventude. Este livro-caixinha é um convite para a imersão em dois universos: o dos animes e o da própria história de quem responde os cards.