More

    Aria, IA nativa do Opera One, ganha novo conjunto de ferramentas

    O Opera One agora permite que o usuário faça muito mais com a IA em menos tempo, com menos habilidades técnicas e menos esforço

    Ser capaz de interagir efetivamente com a IA já é uma habilidade essencial em nossas vidas. Com esta atualização do Opera One, a Aria, inteligência artificial nativa do navegador, permite que as pessoas obtenham respostas de forma mais fácil e rápida: seja em um conteúdo que desejam criar ou uma consulta em que precisem de ajuda.

    “Neste ano, redesenhamos nosso navegador para melhorar a interação dos usuários do Opera One com a IA. Com este lançamento, estamos aprimorando a experiência deles nos lugares que mais importam: consultas e criação de conteúdo”, disse Joanna Czajka, diretora de produtos da Opera. “O que as pessoas desejam é criar o conteúdo que precisam ou obter os melhores resultados de consulta o mais rápido, preciso e com o mínimo de esforço possível. Com esta atualização, estamos tornando isso possível.”

    Quer você precise comparar vários fabricantes de bonecos de Star Wars ou queira começar um blog de viagens para viajantes veganos com cachorros, a Aria pode economizar muito tempo e esforço, pois ela ficou muito melhor em refinar consultas e gerar saídas criativas.

    Melhore o resultado da IA do navegador sem precisar fornecer contexto

    A nova ferramenta “Refiner” da Aria possui dois recursos principais: “Reutilizar” e “Reformular”. Vamos explicar primeiro o “Reutilizar”:

    Para refinar as respostas que você obtém de um chatbot de IA tradicional, muitas vezes é necessário reescrever todo o contexto em cada consulta. Mas, e se a inteligência artificial pudesse criar a resposta perfeita com base em elementos selecionados de várias de suas respostas anteriores? O recurso “Reutilizar” permite que você faça exatamente isso. Basta selecionar as partes das respostas anteriores que deseja reusar, clicar em “Reutilizar” e elas serão adicionadas ao campo de entrada na Aria. Depois de coletar todos os elementos de que precisa, você pode digitar um novo prompt que usará os dados selecionados para gerar uma nova resposta.

    Para dar um exemplo: digamos que você use a Aria para um brainstorm de ideias para uma viagem ao Butão. Agora você pode selecionar algumas das propostas que lhe interessam entre as respostas da IA e pedir que a ferramenta as combine em um plano de viagem para dois.

    Faça a IA reformular uma parte específica de sua resposta

    Digamos que você esteja satisfeito com o post do blog que a IA gerou, mas gostaria de mudar apenas um pequeno trecho. Na maioria das inteligências artificiais, tudo o que você pode fazer é pedir que elas regenerem o texto inteiro. Aria é diferente, pois permite que você reformule um fragmento selecionado do resultado: você só precisa selecionar a parte que deseja alterar e clicar em “Reformular”. A nova resposta manterá a maior parte da anterior e apenas trabalhará novamente o elemento que você escolheu.

    E se quiser voltar a uma parte das respostas da Aria mais tarde, você pode destacar os dados de que precisa, assim como faria com marcadores em um livro ou bloco de notas; a nova função “Marcador” cuidará disso.

    Componha com facilidade

    A IA generativa também está lá para ajudá-lo a compor novo conteúdo e ser criativo. Com esta atualização do Opera One, você pode ser criativo mais rápido que nunca. Basta clicar no ícone da caneta mágica ao lado do campo de entrada – isso o levará para a funcionalidade Aria Compose. Seja um post de blog pessoal, uma postagem em rede social, um e-mail importante, um deck de apresentação ou um discurso, tudo o que você precisa fazer é:

    • Selecionar o tipo de conteúdo que deseja escrever na seção “TAREFA”.
    • Fornecer um tópico e um pouco mais de contexto no campo “DESCRIÇÃO”.
    • Escolher o comprimento e o tom: formal, informal, neutro, acadêmico, de negócios ou engraçado.
    • Seu texto estará pronto em pouco tempo e você nem precisará criar uma solicitação.

    Treine a Aria para escrever como você

    Você pode personalizar ainda mais a Aria com o recurso “Meu Estilo”, que permite treinar a IA do navegador para escrever como você. Nunca foi tão fácil escrever textos longos, desde análises perspicazes até e-mails eloquentes ou reclamações firmes, todos no seu estilo único de escrita.

    Para fazer com que Aria escreva como você, você precisa fornecer algumas amostras de sua escrita para que ela aprenda. Basta clicar no ícone da caneta mágica ao lado do campo de entrada da IA e, em seguida, ir para “Definir Meu Estilo”. Você será solicitado a fornecer amostras de sua escrita em tom formal, neutro e informal. Depois disso, você estará pronto. Aria será capaz de gerar mensagens no seu estilo.

    Aria e suas funcionalidades também estão disponíveis no Opera GX

    A IA do navegador Aria também está disponível no Opera GX, o navegador popular entre os gamers. Para ativá-la, você precisa ativar a opção “Early Bird” nas configurações do navegador.

    Uma linha de comando

    O Opera One foi o primeiro navegador a vir com uma IA de navegador integrada, a Aria. Desde junho de 2023, os usuários do Opera também podem usar a linha de comando (Ctrl+ + / ou cmd+/) para interagir com a inteligência artificial. Sempre que uma pergunta surgir em sua mente, você pode usar a linha de comando para fazer uma pergunta à Aria e interagir imediatamente com a resposta da IA do navegador na barra lateral ou voltar à navegação.

    O navegador IA oferece acesso gratuito a uma solução líder baseada em GPT, juntamente com informações atualizadas da web.

    Desde o início de 2023, a Opera adiciona capacidades de IA a todos os seus navegadores principais no Windows, MacOS, Linux, Android e iOS. A Aria é construída na arquitetura Composer própria da Opera, que permite acessar vários modelos de linguagem – como os modelos GPT da OpenAI – e coletar informações em tempo real da web. Para usar a Aria, você precisa fazer login em sua conta da Opera ou criar uma gratuitamente. A IA do navegador Opera é uma funcionalidade opcional.

    By

    Lyncon Pradella
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados