More

    Destaques do segundo dia do gamescom latam em proteção de crianças

    Ainda houve spoilers dos conteúdos exclusivos para os próximos dias, Sampa Games e celebração dos 20 anos da Abragames

    Após o início da contagem regressiva feita por Tiago Leifert na última quarta-feira (26), o segundo dia de gamescom latam abriu para o público e contou com a participação de especialistas renomados no palco gamescom latam quest: Emanuella Halfeld, do Instituto Alana; Ivelise Fortim, da Homo Ludens Inovação e Conhecimento; Juliana Cunha, da SaferNet Brasil; e Rodrigo Tamellini, da GamerSafer. O painel abordou questões essenciais para a proteção de crianças e adolescentes no ecossistema de jogos digitais, fomentando diálogos sobre o impacto social desta temática.

    O bate-papo enfatizou a importância dos cuidados que famílias, educadores, desenvolvedores e plataformas devem ter ao considerar este público. Foram discutidas estratégias para garantir um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que os jovens usufruam dos benefícios dos jogos digitais de forma protegida e responsável. 

    De acordo com Rodrigo, CEO da GamerSafer, a grande maioria dos jogos não é inclusivo, o que cria situações de risco para menores de idade: “Os jogos não são desenvolvidos para esse público porque os desenvolvedores têm menos retorno financeiro”. Ele sugere possíveis soluções para a inclusão dos mais jovens: “Os jogos precisam de uma mecânica de verificação de dados melhor. Dessa forma, protegemos os grupos mais jovens, restringindo algumas ferramentas, e também melhoramos a experiência do público adulto, que muitas vezes prefere jogar com grupos da mesma faixa etária”, finaliza. 

    Para Juliana, diretora de projetos especiais da SaferNet, a inclusão segura de menores de idade no universo de games exige a participação ativa deles nesse planejamento: “Precisamos escutar as crianças e os adolescentes, pensar com eles sobre como vivenciam situações de risco para tomarmos, junto com eles, as medidas de segurança em jogos”. 

    Também nesta manhã, no palco gamescom latam journey, o público recebeu um spoiler dos conteúdos exclusivos para os próximos dias, gerando animação geral. O sócio-fundador do Omelete Company, Pierre Mantovani, um dos convidados presentes na abertura, declarou: “Você pode vir aqui jogar 10 jogos; tenho certeza de que vai encontrar mais centenas de opções de diversão. Temos uma diversidade gigante nesse evento”. Com a participação dos principais responsáveis pelo evento, o time da gamescom latam recebeu o público com o que o universo gamer tem de melhor: promessas gamers para todos! 

    Na sequência, Armando de Almeida Pinto Júnior, da Prefeitura de São Paulo, subiu ao palco e explicou a relevância da cidade no desenvolvimento e negócios em games. O representante apresentou as políticas públicas da cidade e os financiamentos destinados para o universo gamer. “O setor de investimento em games conseguiu não apenas retornar, mas melhorar e crescer no período pós-pandemia”, declarou. O secretário adjunto reforçou o papel 360º com os principais representantes do mundo gamer no Brasil, possibilitando a qualificação de pessoas do setor através do programa “Sampa Games”. Ao fim da palestra, o secretário adjunto convidou as pessoas para visitarem o espaço da prefeitura no evento. 

    Ainda mais, a Abragames celebrou seus 20 anos em grande estilo junto à indústria. Carolina Caravana e Rodrigo Terra, fundadores da Abragames, foram convidados para compartilhar os desafios enfrentados desde os primeiros dias da companhia, além das estratégias para o futuro. O percurso incluiu desde a cena indie de 2004 até a aprovação do Marco Legal e a sólida parceria de 11 anos com o Projeto Brazil Games. O palco também contou com a participação de Carlos Estigarribia, da Kokku; Jeferson Valadares, da Fortis Games; Pablo Miyazawa, do The Gaming Era; e Ale Mchaddo, do 44 Toons Interactive. 

    Posts Recentes

    Posts relacionados