O uso da tecnologia e da inovação, a possibilidade de ganhar dinheiro e o suporte de comunidades especializadas e colaborativas são apenas alguns dos pontos que unem os videogames com o mundo das criptomoedas. No marco do Dia do Gamer, que é celebrado neste dia 29 de agosto, compartilhamos alguns dados interessantes que têm conectado esses dois universos:
- Atualmente uma em cada três pessoas no mundo é parte da comunidade gamer, de acordo com os números da Triple A; dentro da geração millenial se estima que 5% possuem criptomoedas, esse número aumenta para 55% nos millennials que jogam videogames. Por outro lado, 34% dos gamers têm interesse em fazer transações com criptomoedas no metaverso, segundo uma pesquisa da Globant e Yougov.
- Os videogames têm impulsionado a criação de novas economias virtuais através das quais é possível ganhar tokens ou criptomoedas. O desenvolvimento da Web3 também irá favorecer essa conexão, pois será possível ganhar criptomoedas ao jogar, experimentar versões de teste ou contribuir para seu desenvolvimento.
- A paixão de Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, por videogames na adolescência o levou a criar um projeto que tem mudado as plataformas do presente e do futuro. Ele conta que um dia ficou decepcionado porque uma atualização em seu jogo preferido tinha tirado os poderes mágicos de um personagem. Seu conhecimento informático e como gamer o permitiu imaginar a possibilidade de uma plataforma baseada em código aberto e que não estivesse centralizada.
- Assim como cartões ou figurinhas colecionáveis de personagens, alguns games lançam versões únicas ou limitadas de avatares virtuais que posteriormente podem ser valorizadas e vendidas em criptomoedas, e podem alcançar um grande valor pela raridade. O formato NFT (token não fungível) e a tecnologia cripto permitem que as pessoas negociem ou vendam os avatares ou skins a quem estiver interessado em comprá-los, o que não seria possível em plataformas centralizadas.
- Por mais que os jogos de ação e aventura estejam entre os mais populares, também se destacam os Move-to-earn (M2E) nos quais é possível ganhar criptomoedas caminhando, fazendo exercício e até dormindo bem, o que tem ampliado os usos para todos os tipos de pessoas.
- A criptomoeda AXS, listada na Bitso, é umas das moedas que se ganha como incentivo ao usar o “play-to-earn” Axie Infinity e participar de batalhas, criar Axies e realizar atividades dentro do jogo, que depois podem ser negociadas por outras criptomoedas.
Em linha com nossa missão de tornar cripto útil, na Bitso acreditamos que o entretenimento é uma parte fundamental na vida das pessoas, então procuramos nos aproximar de públicos diversos e atender a seus interesses através de nossa estratégia cripto na qual listamos tokens voltados diretamente a essa necessidade. Graças a tecnologia cripto, que permite a descentralização, é possível oferecer novas oportunidades para o público gamer que pode obter benefícios tangíveis de seu passatempo.