O documentário Gaming Queens, uma produção brasileira e exclusiva da RedBull TV, dirigido e produzido por Beatriz Scavazzini e um time de mulheres reconhecidas no cenário audiovisual, está entre as obras selecionadas para a 43° edição do Paladino d’Oro Sport Film Festival. O filme, que retrata a rotina de uma equipe feminina de esports, foi nomeado entre as melhores produções do ano pelo Festival, organizado pela Toros Centro di Comunicazione Visiva, que premia as principais peças do Cinema global com foco em esportes.
Entre os dias 20 e 26 de novembro, personalidades ilustres do universo do cinema, do jornalismo e do esporte terão acesso à obra, que será exibida ao lado das principais produções do ano no Festival, que também contará com uma cerimônia de premiação no dia 25 do mesmo mês, na Sicília, Itália.
Gaming Queens narra a trajetória de 5 jogadoras do time feminino de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) da FURIA, uma das maiores organizações de esportes eletrônicos e a maior representante na modalidade no Brasil. Gabriela Maldonado, Isabella Galli, Marina Prestes, Karina Takahasi e Olga Rodrigues embarcam em seu primeiro bootcamp na Europa, mostrando todos os desafios diários que elas enfrentam em seus treinos e na preparação para o ESL Impact, campeonato feminino de Counter-Strike: Global Offensive. Na ocasião das gravações, a equipe feminina já bastante reconhecida no cenário local, competiu pelo título inédito de campeã mundial. Atualmente, o time feminino de CS:GO da FURIA acaba de garantir também a classificação para a Série A do segmento nacional, com line-up composta por 3 dos nomes de destaque no documentário, além de novas aquisições.
Este é o primeiro filme documental de média metragem que destaca uma equipe feminina de esports no Brasil, e que conta com produção e direção composta apenas por mulheres, entre elas a diretora e produtora executiva Beatriz Scavazzini, Ligia Osorio, também na produção executiva, e a roteirista Martina Sonksen. “É uma honra e motivo de orgulho para a equipe garantir o reconhecimento de um dos principais festivais cinematográficos com foco em esportes no mundo. Representar o Brasil e poder deslocar os estereótipos do cenário de esports sempre foi o coração da produção deste filme. Principalmente, as atletas do CS:GO da FURIA, que se desafiam diariamente enquanto abordam pautas sociais tão importantes e deixam um legado para as futuras geracoes”, conta Beatriz Scavazzini, Diretora e Produtora Executiva do documentário Gaming Queens.
O Paladino d’Oro de filmes esportivos tem como principal objetivo promover os valores presentes no dia a dia dos atletas, como jogos em equipe, superação de desafios, respeito às normas e integridade através das melhores obras cinematográficas do mundo voltadas para esse tema, a fim de despertar o interesse pelo desporto e pelo cinema. A SFF (Sport Film Festival) também é parceira de escolas e universidades, e seu principal foco é promover os filmes esportivos que possuam a melhor qualidade do mercado global todos os anos desde 1979.