Durante a gamescom deste ano, a conferência global de jogos, o mundo descobriu o primeiro Pavilhão da Ucrânia. Este estande reuniu estúdios de desenvolvimento de jogos, organizadores de eventos, prestadores de serviços e startups relacionadas ao setor, apresentando a Ucrânia e seus projetos.
“ O nosso pavilhão tinha três objetivos:
- Apoiando a imagem positiva da Ucrânia como um país tecnologicamente desenvolvido com muitos profissionais.
- Unindo nossa indústria de desenvolvimento de jogos, porque juntos somos mais fortes e podemos colaborar e compartilhar experiências.
- Por último, mas não menos importante, especialmente considerando as circunstâncias de guerra, atraindo investimentos para o mercado ucraniano de desenvolvimento de jogos.
Como resultado, não apenas destacamos o imenso potencial do desenvolvimento de jogos ucranianos – uma indústria que continua a prosperar apesar da guerra – mas também nos unimos, o que é especialmente importante agora. Cada participante do pavilhão encontrou novos parceiros e amigos e entrou em contato com empresas globais e nacionais. Esperamos verdadeiramente que esta tradição positiva de união e cooperação continue a crescer“, partilhou Oleg Yavorsky, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da VG Entertainment e um dos organizadores do Pavilhão da Ucrânia.
A criação do estande foi possível graças à gamescom e ao principal parceiro e patrocinador para desenvolvedores independentes, o Programa de Economia Competitiva da USAID na Ucrânia. Apoiadas pelo Programa da USAID, seis equipes independentes tiveram a oportunidade de participar da feira: Twigames, Starni Games, Open Bi Sea, VR Five , Gerillaz та GameFi2.0 Lab.
O Programa de Economia Competitiva da USAID na Ucrânia (USAID CEP) apoia startups, pequenas e médias empresas (PMEs) com o objetivo de apoiar indústrias e empresas competitivas nos mercados ucraniano e internacional, promover um melhor ambiente de negócios e permitir que as empresas ucranianas se beneficiem do comércio internacional.