More

    Equidade de gênero e diversidade racial nos games

    Painéis destacaram o impacto da inclusão em discussões com especialistas e personalidades da comunidade gamer

    No terceiro dia de gamescom latam, o painel “Evolução em Jogo: Não Existe Futuro sem Equidade,” realizado no gamescom latam palco journey, reuniu Carolina Caravana, Lead Producer da Aiyra; Melina López, Product & Inclusion Marketing do Google; Roberta Coelho, CEO do MIBR; Mariele Christ, Industry coordinator da ApexBrasil; e Raquel Abifadel, Partnership Specialist da UNICEF para discutir a promoção da equidade de gênero nas indústrias de tecnologia, eSports, e games. Em um talk descontraído e inspirador, as participantes abordaram o impacto da equidade nos negócios e mecanismos para ampliar a atuação de mulheres no mundo gamer.

    Raquel reforçou o papel da UNICEF no mercado, afirmando que a equidade de gêneros está inserida na agenda global da organização e que o empoderamento é necessário para inspirar as futuras gerações femininas a se inserirem na indústria gamer. O grupo apresentou diferentes perspectivas sobre o tema e as várias formas de evolução profissional que programas destinados para o público feminino podem fornecer. Melina declarou que é necessário um esforço conjunto para abordar temas sociais na tecnologia. “Problemas estruturais requerem esforços estruturais,” finalizou. Roberta apresentou formas de ampliar a participação das mulheres e impactar positivamente os negócios, afirmando: “A diversidade é a coisa mais rica que se tem”.

    Na mesma linha, o painel “Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira” contou com participantes de peso. O palco reuniu discussões atuais sobre ações efetivas para inclusão e diversidade no setor audiovisual, abordando pontos comuns das áreas de cinema e games.

    Com moderação da apresentadora e jornalista, Flávia Gasi, CEO da Forja e participação de José Wilson Sousa, CCO do Sue The Real; Marcos Silva, Co-Founder e CTO do Sue The Real, e Suvi Kiviniemi, da Living Game Intelligence Network, o time conduziu um bate-papo sobre o futuro da diversidade e a necessidade de se fazer presente em eventos como a gamescom latam para promover diálogos importantes. “Eu sabia que eu era criativo, mas eu não imaginava que eu poderia ser desenvolvedor de jogos e ter a oportunidade de mostrar uma outra visão de pessoas pretas e da periferia dentro da indústria,” relatou Marcos Silva.

    José destacou a importância de convidar pessoas diversas apaixonadas pelos jogos não apenas para comprarem, mas para fazerem parte do desenvolvimento. Suvi Kiviniem compartilhou sua experiência pessoal e falou sobre a importância de se mostrar publicamente como uma pessoa diversa para visibilizar a diversidade.

    Além disso, no gamescom latam palco quest, um talk sobre o mercado de e-Sports reuniu Branca Galdino, CEO da N9NE, Fernando Mazza, diretor de operações da Tencent, e Samuel Gonçalves, do Grupo BMS, para discutir o potencial do setor no Brasil e apresentar estratégias para democratizar essa indústria de forma mais efetiva.

    De acordo com a pesquisa Game Brasil, mais de 70% da população brasileira se considera gamer, o que equivale a aproximadamente 150 milhões de pessoas. Fernando Mazza destacou a relevância desse dado para a indústria tradicional: “O mercado de games está crescendo exponencialmente. Do ano passado para cá, crescemos mais de 300% e estamos batendo vários recordes. A imprensa e as marcas precisam entender a importância dos e-Sports para a população.”

    Os especialistas também enfatizaram a necessidade de empresas tradicionais se alinharem ao setor de games, que atualmente representa um valor maior do que as indústrias da música e do cinema somadas. “Muitas empresas do mercado tradicional fazem parcerias com empresas de games para se conectar com o público mais jovem ou com aqueles que não assistem mais televisão, alcançando toda a base de jogadores,” acrescentou Fernando.

    O papel dos dubladores 
    Para finalizar a manhã, o painel “Games e Atores: O Papel dos Dubladores” proporcionou uma jornada exclusiva através das histórias contadas por artistas de voz, abordando suas experiências com o mercado de localização de games no Brasil e os desafios enfrentados.

    Participaram do bate-papo André Rinaldi, Clayton Bruno Sangregório, Fábio Campos e Guilherme Marques, todos representando a DuBrasil, Central de treinamento em Dublagem. Os convidados compartilharam projetos nos quais participaram e discutiram ferramentas e técnicas utilizadas no estúdio para buscar a melhor interpretação e oferecer uma experiência superior ao público gamer.

    A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.

    Posts Recentes

    Posts relacionados