A gamescom, maior evento de games do mundo, está chegando na América Latina com a realização da gamescom latam 2024. Para a edição inaugural, o evento se uniu com a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, e o Brazil Games, para realizar o Pitch@gamescom latam. A competição de pitch tem como objetivo apresentar jogos de estúdios latinoamericanos para investidores e publishers.
Especialista e empresário na indústria de games, desenvolvimento de parcerias e organizador do Pitch na GDC Play, Jason Della Rocca apresentará os jogos selecionados para um júri composto por publishers e investidores. No mínimo cinco estúdios serão escolhidos para realizarem o pitch e terão cinco minutos no palco da gamescom latam para convencer o júri a investir no projeto apresentado.
O vencedor do Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games receberá um troféu e, para a gamescom latam 2025, o ganhador também receberá uma credencial de Business e espaço garantido na gamescom latam panorama brasil ou na área indie.
As inscrições para participar do pitch já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio do site oficial da gamescom latam, até dia 5 de maio. As regras para inscrição na competição são:
- Somente projetos da América Latina serão aceitos;
- O pitch e o projeto devem ser enviados em inglês;
- É necessária uma empresa ou estúdio legalmente registrado para inscrever-se;
- Os finalistas devem comparecer à gamescom latam para apresentar o pitch no dia 28 de junho;
- O jogo não pode já ter sido lançado publicamente;
- O projeto deve ter PC e/ou console como plataformas principais;
- O jogo não pode ser free-to-play; deve ter um preço de venda para o consumidor;
- O objetivo do pitch é alcançar um acordo de publicação de investidores ou publishers;
- O pitch precisa ser um jogo original (ferramentas, tecnologia, serviços e etc não serão aceitos).
Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam e BIG Festival, o Pitch@gamescom latam powered by Abragames/Brazil Games é uma oportunidade para todos os estúdios da América Latina. “Seguindo a tradição que iniciamos no BIG Festival, o pitch é um momento que permite que os estúdios busquem investidores e conectem seus jogos com o resto do mundo, assim consolidando ainda mais o mercado de games na América Latina.”
Para Eliana Russi, diretora de operações da Abragames, é muito importante para a associação liderar iniciativas como esta, que é uma oportunidade para os estúdios apresentarem seus projetos para os publishers, investidores e o público em geral. “O objetivo da Abragames é apoiar ações que promovam o crescimento dos desenvolvedores e da indústria do Brasil”.