A gamescom latam trouxe, na tarde deste segundo dia de evento, uma programação diversificada, que abordou desde o impacto social dos games até as estratégias para expansão global, proporcionando um ambiente rico em conhecimento e networking.
Diversos painéis e discussões trataram de temas novos e fundamentais para a indústria de jogos. No palco gamescom latam journey, o Projeto Brazil Games, um programa de exportação e internacionalização da Abragames em parceria com a ApexBrasil, foi o foco principal. O talk contou com a participação de Eros Ramos, da ApexBrasil; Eliana Russi, da Brazil Games Association; Luiza Guerreiro, do Plot Kids; Thiago de Freitas, da Kokku e Juliana Brito, da Indie Hero.
Durante a conversa, os participantes discutiram como o público pode se envolver no projeto, os resultados alcançados pelas empresas e estúdios participantes, e as expectativas para 2025 e 2026, com o objetivo de levar a excelência dos games brasileiros para o mercado global. Eros Ramos, da ApexBrasil, afirmou: “Esse é um projeto conjunto que tem novidades e inovações todos os anos. É uma oportunidade que trazemos para empresas de todos os tamanhos, e por naturalidade, o retorno e os resultados são maravilhosos”.
Logo após, Lisa Pak, da UNEP – Playing for the Planet, iniciou o painel “Jogar e cuidar do planeta: conheça o Playing for the Planet” e falou sobre sua jornada em ações climáticas e como os jogos podem ser uma ferramenta poderosa para a proteção ambiental. A especialista esclareceu que a mudança climática é o maior desafio global atual e discutiu como os jogos podem auxiliar nessa causa.
“Minha jornada para auxiliar o planeta iniciou na pandemia, quando tivemos que comunicar sobre a saúde e cuidados diários. A iniciativa Playing for the Planet tem acesso a recursos relevantes promovidos pelas Nações Unidas para ajudar os membros a elevarem seus patamares na iniciativa climática”, declarou. No final do talk, a líder de operações abriu espaço para perguntas da plateia sobre como os games podem contribuir para a conservação ambiental, destacando ações práticas e acessíveis.
Crianças, Telas e Jogos: Desafios e Soluções
No palco gamescom latam quest, desenvolvedores de jogos e especialistas discutiram o impacto do consumo de telas nas crianças e apresentaram melhores práticas para o desenvolvimento ético de jogos digitais. A mesa enfatizou a importância de criar jogos que sejam divertidos, saudáveis e educativos, equilibrando entretenimento e bem-estar. A necessidade de minimizar os efeitos negativos do tempo de tela foi um ponto central, destacando a importância de oferecer um entretenimento que promova o bem-estar das crianças.
Brasil: Políticas Públicas para Fortalecer o Ecossistema de Games
No palco gamescom latam journey, grandes nomes da indústria de desenvolvimento de games no Brasil discutiram o crescimento expressivo do setor nos últimos anos. Entre os palestrantes estavam André Queiroz, da ApexBrasil; Christiano Braga, da EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo); Guilherme Fitzgibbon, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Paulo Alcoforado, da Agência Nacional do Cinema – ANCINE; e Rodrigo Terra, da ÁRVORE Experiências Imersivas. O público teve a oportunidade de conhecer em profundidade como o Governo Brasileiro está fortalecendo o ecossistema nacional dos jogos.
De acordo com Christiano Braga, da EMBRATUR: “Aprovar o marco legal dos games não é o mais difícil, o desafio é lidar com a ideia de promoção do mercado brasileiro para o exterior e fazer com que o turista crie interesse em visitar o Brasil, de acordo com o que ele tem de acesso ao segmento audiovisual brasileiro.” Durante o talk, os palestrantes trocaram ideias e apresentaram diferentes iniciativas do Brasil para tornar o universo dos games um ecossistema saudável e próspero. As personalidades ainda abriram espaço para perguntas do público, que participaram ativamente no momento final da palestra.
A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.