Intitulado War Game: The Making of S.T.A.L.K.E.R. 2, este documentário de longa-metragem oferece um olhar profundo sobre a jornada emocional da GSC Game World, desenvolvedora ucraniana de jogos com quase 500 funcionários, enquanto enfrentam os desafios de desenvolver a tão esperada sequência de seu jogo de tiro de sobrevivência em primeira pessoa de 2007, S.T.A.L.K.E.R., em meio à eclosão da guerra em grande escala na Ucrânia. O que começou como um projeto ambicioso evoluiu para um empreendimento profundamente pessoal e histórico, moldado nas circunstâncias mais inimagináveis.
Criado em parceria com a Xbox e dirigido por Andrew Stephan (Power On: The Story of Xbox), este é um dos documentários “making-of” mais emocionantes já feitos. Ele narra as histórias reais de pessoas reais que enfrentam as realidades da guerra em suas próprias portas.
O documentário aborda muitos temas, desde capturar a essência de Chornobyl e da Ucrânia, independência cultural e desenvolvimento de jogos em um mundo em colapso, até a resiliência pessoal e coletiva e a superação de perdas.
Durante esse processo, S.T.A.L.K.E.R. 2 se torna mais do que apenas um jogo — é um prisma através do qual uma nova realidade é vista. Os desenvolvedores enfrentam seus papéis duplos como criadores e sobreviventes, transformando seu jogo em um poderoso símbolo de resistência. Quando os alicerces da existência são abalados, a arte se torna profundamente importante.
“Este filme não é apenas sobre o desenvolvimento de jogos mais difícil de todos os tempos. É sobre resiliência e o espírito humano inabalável diante de desafios inimagináveis. É sobre a importância da criação em um tempo de destruição… um ato desafiador de fazer algo significativo diante da adversidade”, diz Andrew Stephan, Diretor do Filme.
“Falando pessoalmente, S.T.A.L.K.E.R. 2 é o maior e mais complexo videogame da minha vida. Foi ambicioso desde o início, mas se revelou um desafio supremo por si só. É extremamente importante e extremamente pessoal, e é um jogo feito nas circunstâncias mais estressantes possíveis. Isso inclui a pandemia, a realocação, ciberataques e, acima de tudo — a guerra que está destruindo nossa Pátria. Eu gostaria que a guerra nunca tivesse acontecido. Eu gostaria que nada disso tivesse acontecido. Mas aconteceu. E somos gratos pela oportunidade de compartilhar tudo isso com o mundo, porque o mundo deve saber. Este somos nós. Esta é nossa história”, diz Mariia Grygorovych, Diretora Criativa de S.T.A.L.K.E.R. 2.