More

    KaBuM! lança projeto para apoiar e incentivar a presença feminina nos games e na tecnologia

    Video case com importantes nomes do cenário gamer faz uma provocação sobre o estereótipo e vestimentas de personagens femininas em jogos on-line

    Faz tempo que as mulheres deixaram de ser apenas uma parte do público de games no Brasil para se tornarem protagonistas do jogo. Segundo a PGB 2024 (Pesquisa Game Brasil), há uma crescente diversidade no cenário, com maioria de 50,9% composta pelo gênero feminino no consumo de jogos digitais. Porém, assim como em diversas esferas do cotidiano, essa participação ainda sofre com a falta de incentivo e representatividade ao tentar conquistar seu espaço. 

    Para mudar esse jogo, o KaBuM! – maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina – acaba de lançar o projeto Mulheres no Game, criado para apoiar e motivar o crescimento feminino, além de reforçar a presença e o acesso delas nos games e na tecnologia. Como start, a marca lançou o vídeo case intitulado A (r)evolução das Skins. Nele, o KaBuM! traz uma provocação: como seria se os uniformes das heroínas femininas dos jogos online tivessem mais foco em conforto e performance, em vez da sexualização das personagens? 

    Para falar sobre esse tema, o KaBuM! reuniu mulheres fortes e com ligação direta com o universo gamer – todas com experiências relevantes para gerar uma conversa na comunidade. As convidadas são: Carolina do Nascimento (ilustradora), Emanuelly Araujo (desenvolvedora de jogos), Camyy FPS – Camila Vicentini Natale (pro-player), Tanaka Chunli (cosplayer), Paula Nobre (streamer) e Nicolle Merhy – Cherrygumms (empresária gamer). A mediação foi comandada por Lucilene Oliveira Gomes, do Luizalabs, da área de inovação e tecnologia do Magazine Luiza.

    No vídeo, que foi produzido pela PUNK Film.CO e com time majoritariamente feminino, as participantes falam sobre o estereótipo que as personagens possuem nos games, em sua maioria com versões que exaltam corpos irreais e skins sensualizadas. Juntas, as convidadas mudaram o jogo e criaram uma figura forte, bonita, que as representa verdadeiramente, vestindo roupas confortáveis para o combate e que demonstram sua vontade de vencer.

    By

    Amanda Carbonera
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados