More

    Murillo Shooow dá dicas para quem quer começar na carreira de caster

    Um dos nomes mais conhecidos do cenário de esporte eletrônico, Murillo Shooow conta como começou e dá dicas para quem quer começar.

    Murillo Shooow, apresentador oficial do PUBG MOBILE Brasil, conta como começou sua carreira e dá dicas para quem quer ingressar no ramo dos esportes eletrônicos como caster.

    Murillo conta que sempre brincou com a voz, imitando locutor de mercado, carro de som e afins. Em meados de 2011 recebeu um convite para narrar um campeonato amador e não parou mais. Hoje já são dez anos de carreira e mais de vinte jogos narrados.

    Mas nem sempre foi fácil. O apresentador era mototáxi no interior do Rio de Janeiro e começou com apenas um notebook e um microfone de quinze reais. “Em 2016, parei de trabalhar pra viver 100% de narração. Desde o começo, meu irmão mais novo foi meu principal apoiador, meus pais curtiam e apoiavam, e minha esposa me conheceu bem no início de tudo. Ela também foi meu pilar de incentivo”, conta Murillo.

    Murillão, como é conhecido pela comunidade, é muito querido pelos telespectadores do PUBG MOBILE. Com um jeito carismático e brincalhão, comanda a apresentação dos campeonatos oficiais do battle royale, dando um toque único na dinâmica com os outros casters.

    “Acredito que foi o primeiro jogo mobile de battle royale que eu fiz, e me abriu a mente para os gamers de celular”, comenta o caster, que já havia passado pelo PUBG MOBILE em 2018 como narrador no Star Challenge. A grande volta, agora como apresentador, trouxe muitas expectativas para quem acompanha o competitivo do jogo. “Ser o apresentador oficial do jogo, comandar o show do meu jeito é maravilhoso. É muito gratificante fazer parte!”

    Para quem quer começar na carreira de caster, seja como narrador, apresentador ou comentarista, Murillo deixa algumas dicas:

    • Leia muito, aumente sua gama de palavras e sinônimos.
    • Evite gelado – se eu sentir a garganta “pegando” já faço gargarejo com água morna, sal e vinagre.
    • Inalação com soro fisiológico para hidratar as cordas vocais.
    • Exercícios para aquecimento vocal, relaxamento de alguns músculos que envolvem a mandíbula de bochechas.

    Murillo ressalta a importância de procurar um fonoaudiólogo. Apesar das dicas, é importante procurar um profissional na área que lhe ajude conforme sua necessidade.

    Adepto do rádio, o apresentador conta que José Carlos Araújo, o famoso “garotinho”, é sua maior inspiração, e aconselha quem for começar a procurar videoaulas, estudar outros narradores – sempre com cuidado para não acabar copiando bordões ou trejeitos – e se assistir. “Isso é muito importante, você é seu principal crítico. Além disso, estar aberto a críticas construtivas, seja de onde vierem, faz muita diferença, principalmente quando vêm do público, pois é a eles principalmente quem você deve agradar!”

    Murillo finaliza incentivando quem quer começar: “Se joguem, tentem, arrisquem, mas, principalmente, se empenhem! Estudem o jogo, o trabalho no qual querem exercer. Nunca se esqueçam que 10 anos atrás eu era mototáxi em uma cidade do interior do Rio de Janeiro e não desisti. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite”, conclui o apresentador.

    By

    Paula Medeiros
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados