Para acelerar os esforços para combater os US$ 140 bilhões em perdas econômicas devido às condições climáticas extremas provocadas pelas mudanças climáticas, a NVIDIA anuncia sua plataforma de nuvem digital gêmea climática Earth-2 para simular e visualizar o tempo e o clima em uma escala sem precedentes.
Parte dos microsserviços NVIDIA CUDA-X™, anunciados separadamente, as novas APIs de nuvem da Earth-2 no NVIDIA DGX Cloud™ permitem que praticamente qualquer usuário crie emulações alimentadas por IA para acelerar a entrega de simulações interativas e de alta resolução que vão desde a atmosfera global e cobertura de nuvens locais para tufões e turbulências.
“Os desastres climáticos agora são normais: secas históricas, furacões catastróficos e inundações geracionais aparecem nos noticiários com uma frequência alarmante”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “As APIs de nuvem Earth-2 se esforçam para nos ajudar a nos preparar melhor para – e nos inspirar a agir para moderar – condições climáticas extremas.”
IA generativa inovadora para tecnologia climática
As APIs da Earth-2 oferecem modelos de IA e empregam um novo modelo de IA generativo da NVIDIA chamado CorrDiff, usando modelagem de difusão de última geração, que gera imagens com resolução 12,5x maior do que os modelos numéricos atuais, 1.000x mais rápido e 3.000x mais eficiente em termos de energia. Ele corrige imprecisões de previsões de resolução grosseira e sintetiza métricas críticas para a tomada de decisões. CorrDiff é um modelo generativo de IA inédito para fornecer super-resolução, sintetizar novas métricas de interesse para as partes interessadas e aprender a física do clima local em escala precisa a partir de conjuntos de dados de alta resolução.
A Administração Central de Meteorologia de Taiwan planeja utilizar estes modelos de difusão para prever localizações mais precisas da chegada do tufão. Quando é lançado um alerta de tufão, a prioridade é minimizar as vítimas, realizando evacuações antecipadas com base em informações de qualidade geradas pelas agências relevantes, incluindo o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia para Redução de Desastres (NCDR) de Taiwan. Na última década, o número de mortos devido a tufões caiu.
“Taiwan é um componente crítico da cadeia de abastecimento global, e a análise de risco de inundação e a preparação para a evacuação são fundamentais para o nosso mandato”, diz Chia-Ping Cheng, administrador da CWA. Com mais de 136 tufões atingindo a ilha desde 2000, usar o Earth-2 para mitigar esses impactos é fundamental para melhorar a qualidade e a resolução da informática sobre desastres, disse o NCDR.