More

    NVIDIA Omniverse abre portais para vastos mundos do OpenUSD

    Novas APIs do Omniverse Cloud ajudam os desenvolvedores a adotarem o OpenUSD; Modelo de IA generativa ChatUSD LLM conversa em USD; RunUSD converte USD em gráficos interativos, DeepSearch LLM permite pesquisa 3D semântica

    A NVIDIA anuncia uma ampla gama de frameworks, recursos e serviços para desenvolvedores e empresas acelerarem a adoção do Universal Scene Description, conhecido como OpenUSD

    A NVIDIA está avançando no desenvolvimento do OpenUSD – uma estrutura 3D que permite a interoperabilidade entre ferramentas de software e tipos de dados para a construção de mundos virtuais – por meio de um novo portfólio de tecnologias e interfaces de programação de aplicações (APIs) em nuvem – incluindo ChatUSD e RunUSD – juntamente a um novo NVIDIA OpenUSD Developer Program.

    Esses investimentos em OpenUSD expandem a cofundação da NVIDIA para a Alliance for OpenUSD (AOUSD) – uma organização anunciada na semana passada que padronizará as especificações do OpenUSD – junto à Pixar, Adobe, Apple e Autodesk.

    “Assim como o HTML iniciou uma grande revolução da computação na Internet 2D, o OpenUSD iniciará a era do 3D colaborativo e da digitalização industrial”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “A NVIDIA está colocando toda a nossa força no avanço e adoção do OpenUSD por meio do desenvolvimento do NVIDIA Omniverse e da IA generativa.”

    OpenUSD vai para a nuvem

    A NVIDIA anuncia quatro novas APIs Omniverse Cloud criadas pela NVIDIA para que os desenvolvedores implementem e implantem com mais facilidade pipelines e aplicações OpenUSD.

    • ChatUSD – um agente de grandes modelos de linguagem (LLMs) para desenvolvedores que pode responder a perguntas de conhecimento em USD ou gerar scripts de código Python-USD. O ChatUSD é ajustado usando funções em USD e trechos de código Python-USD da NVIDIA.
    • RunUSD – uma API de nuvem que converte arquivos OpenUSD em imagens renderizadas com percurso totalmente rastreado, verificando a compatibilidade dos arquivos carregados com as versões do OpenUSD e gerando renderizações com o Omniverse Cloud. Uma demonstração da API está atualmente disponível para desenvolvedores no NVIDIA OpenUSD Developer Program.
    • DeepSearch – um agente de grandes modelos de linguagem (LLMs) que permite uma pesquisa semântica rápida em bancos de dados massivos de ativos não marcados.
    • USD-GDN Publisher – um serviço de um clique que permite que empresas e fabricantes de software publiquem experiências de alta fidelidade baseadas no OpenUSD no Omniverse Cloud Graphics Delivery Network (GDN) a partir de uma aplicação baseado no Omniverse, como o USD Composer, além de transmitir em tempo real para navegadores da web e dispositivos móveis. 

    “Com o avanço dessa aplicação, desenvolvedores e empresas poderão trabalhar de forma colaborativa a fim de acelerar a digitalização em diversos setores”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

    Funcionalidade do OpenUSD em evolução 

    O OpenUSD foi inventado para conectar melhor os pipelines de filmes e animações. Aplicações industriais – como a construção de pipelines de design de manufatura interoperáveis, criação de digital twins de fábricas fisicamente precisos em tempo real ou treinamento e validação de veículos autônomos – exigem diferentes demandas da estrutura 3D. 

    Para permitir essas cargas de trabalho altamente complexas de IA industrial e de percepção, a NVIDIA está desenvolvendo o NVIDIA Omniverse, a plataforma de software nativa do OpenUSD para o desenvolvimento de aplicações, bem como tecnologias que incluem modelos de dados geoespaciais, montagem de métricas e especificações prontas para simulação, ou SimReady, para OpenUSD.

    Os modelos de dados geoespaciais para OpenUSD permitem que os usuários desenvolvam simulações e cálculos para digitais twins realistas de fábricas, armazéns, cidades e até mesmo da Terra. Para projetos de escala extrema, ele considera a curvatura do planeta garantindo que as simulações sejam fisicamente precisas.

    As aplicações industriais combinam conjuntos de dados de muitas ferramentas e fontes, cada uma representada em diferentes unidades. A NVIDIA está desenvolvendo um conjunto de métricas para OpenUSD que permite aos usuários combinarem diversos conjuntos de dados com total precisão.

    A NVIDIA também está desenvolvendo uma estrutura para novos modelos SimReady 3D. Isso incluirá materiais e propriedades físicas realistas, que são essenciais para o treinamento preciso de robôs e veículos autônomos. Por exemplo, um robô autônomo encarregado de classificar pacotes precisa ser treinado em simulação em pacotes 3D que se movem e reagem ao contato físico exatamente como fariam no mundo real.

    Obtenha acesso antecipado aos serviços, recursos e ferramentas do OpenUSD por meio do NVIDIA OpenUSD Developer Program. Isso inclui duas novas cenas de amostra OpenUSD totalmente distribuíveis, criadas por designers e artistas da NVIDIA – chamadas Da Vinci’s Workshop e Riverfront Tower.

    By

    Larissa Nato
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados