O desenvolvimento de jogos é uma arte e, como qualquer obra-prima, requer as ferramentas certas. O game mais recente da Nexon, The First Descendant1, chegou com a promessa de redefinir o gênero looter-shooter com seus visuais deslumbrantes e experiência de jogo imersiva. Por trás desse processo de desenvolvimento está o Odyssey OLED G8 da Samsung, monitor que marcou presença recentemente na Brasil Game Show (BGS) 2024 – um produto que, mais do que exibir esses gráficos, eleva-os a um novo patamar de realismo.
Junte-se a nós e acompanhe a jornada pelos bastidores com os desenvolvedores da Nexon Games, que revelam como essa tecnologia de tela de última geração ajudou a dar vida à sua ambiciosa visão. Da fidelidade das cores à velocidade de resposta, descubra por que o Odyssey OLED G8 é mais do que um simples monitor – é um divisor de águas no setor.
Fundada em 1994, a Nexon se tornou líder global em jogos on-line. Conhecida por criar títulos famosos como MapleStory, Dungeon & Fighter e KartRider, a empresa continua a inovar no mundo dos jogos. Neste ano, a companhia trouxe ‘The First Descendant’, um jogo do gênero looter-shooter que atraiu 260.000 jogadores simultaneamente no lançamento. A Nexon tem como foco expandir seu alcance global e se adaptar ao setor de jogos em rápida mudança. Em 2021, a Nexon concluiu a aquisição da Embark Studios AB, uma empresa com sede em Estocolmo, Suécia, que desenvolve vários projetos para lançamento global.
P. Que papel vocês tiveram no desenvolvimento de The First Descendant e como vocês contribuíram para a criação do jogo?
Kim: Sou responsável pelo game engine (motor do jogo). Desenvolvo o software que integra elementos essenciais como gráficos, som e mecanismos de física para que funcionem perfeitamente juntos.
Wi: Eu cuido do design de conceito do ambiente. Minha função envolve criar o conceito geral do game e desenhar os planos de fundo e os personagens para que se encaixem nesse ambiente.
P. Qual é o diferencial de The First Descendant? Quais foram algumas das principais inovações e escolhas de design que definiram sua abordagem?
Kim: The First Descendant é um jogo looter-shooter que combina a mecânica de tiro em terceira pessoa (TPS) com elementos de RPG (role-playing game). Ele tem cenas de combate espetaculares, gráficos de alta qualidade e um rico sistema de loot, repleto de armas e equipamentos poderosos. A essência do jogo está em sua narrativa, no desenvolvimento dos personagens e na busca pelas melhores armas e equipamentos.
Um dos nossos principais focos foi dar vida ao mundo aberto de The First Descendant por meio de gráficos avançados. Usando a Unreal Engine 5*, utilizamos o Nanite para criar ambientes extremamente detalhados, o que nos permitiu renderizar paisagens e objetos complexos com uma precisão incrível. Isso foi fundamental para criar uma experiência imersiva de mundo aberto, no qual os jogadores podem explorar ambientes amplos e visualmente deslumbrantes. O Lumen também teve um papel importante, permitindo a iluminação em tempo real que reage de forma dinâmica ao mundo e aos personagens do game, dando ainda mais realismo à experiência de jogo.
*Unreal Engine 5: Um game engine desenvolvido pela Epic Games, conhecido por recursos importantes como o Nanite, que executa com eficiência gráficos de alta capacidade, e o Lumen, que aprimora os efeitos de iluminação.
Wi: O jogo se passa num mundo apocalíptico onde facções – cada qual com suas próprias tradições – lutam pela sobrevivência. A história conta a luta da humanidade contra os Vulgus, invasores que quase exterminaram a raça humana. Os jogadores assumem o papel dos descendentes, embarcando numa missão para encontrar o Iron Heart, a arma suprema para acabar com a guerra.
Com relação ao design, nosso objetivo foi criar um mundo apocalíptico com visual rico e imersivo, evitando o aspecto excessivamente sombrio e futurista que é comum em contextos semelhantes. O ambiente em si é uma parte fundamental da narrativa. Por isso, integramos designs coloridos e futurísticos à cidade de Albion para equilibrar uma atmosfera sombria com um senso de esperança. Essa abordagem não se limita apenas ao apelo visual, mas também ajuda o jogo a envolver os jogadores emocionalmente.
P. Como desenvolvedores de games, quais são os fatores que vocês consideram mais importantes para criar uma experiência de jogo visualmente imersiva?
Kim: Uma tela de alta qualidade é fundamental para exibir com precisão os gráficos e os recursos visuais dos títulos. Os atuais padrões dos jogos exigem uma jogabilidade perfeita com gráficos vibrantes, altas taxas de quadros, resoluções detalhadas e mínimo delay. Para aproveitar ao máximo esses avanços, é fundamental usar um monitor gamer com alta resolução, uma ampla gama de cores e rápidos tempos de resposta.
Como parte da nossa colaboração com a Samsung, recebi o Odyssey OLED G8 durante o desenvolvimento de The First Descendant, e o que mais chamou minha atenção foi a incrível qualidade de imagem do monitor – fidelidade das cores, expressões e seu rápido tempo de resposta. O monitor reproduz cores e contraste com um alto nível de precisão, o que foi crucial para o desenvolvimento do jogo. O tempo de resposta de 0,03 ms (GTG) também fez uma grande diferença durante nossas demonstrações2.
“[Com o Odyssey OLED G8] Você tem duas experiências distintas de imagem com um único monitor – 16:9 para trabalhar e 21:9 para jogar”
– Wi Sinwook, Artista Líder de Conceito de Mundo, Equipe de Environmental Concept Design, Nexon Games
Wi: Como Artista de Conceito de Mundo, eu sempre me pergunto: “Qual é a melhor maneira de representar o universo imersivo para os jogadores?” Quero que os jogadores vivenciem cada detalhe dos ambientes e até mesmo as expressões sutis dos personagens da forma como foram planejados. Para isso, é fundamental ter uma tela que reproduza com fidelidade as cores e os pequenos detalhes. Quando os jogadores conseguem perceber as nuances sutis do sombreamento e as cores vibrantes, isso faz com que a imersão no jogo aumente significativamente.
P. Além da qualidade da imagem, algum outro recurso do Odyssey OLED G8 chamou sua atenção quando vocês estavam trabalhando e demonstrando o jogo?
Kim: The First Descendant é um jogo multiplataforma, disponível para PC (Steam) e consoles. O fato do Odyssey OLED G8 suportar até três entradas externas3 foi particularmente útil quando estávamos testando em diferentes plataformas. O design elegante e metálico também economizou espaço e contribuiu para a estética de ficção científica do game.
Wi: Trabalhando no design e demonstrando o jogo no Odyssey OLED G8, senti que a experiência de jogo era mais suave e mais agradável em comparação com meu antigo monitor. As cores e o contraste eram equilibrados e precisos, mesmo na tela grande.
Também gostei muito de poder alternar a relação de tela entre 16:9 e 21:9 mudando apenas uma única configuração. Normalmente evito monitores widescreen devido ao ângulo de visão, mas o Odyssey OLED G8 facilitou alternar entre as proporções de tela para diferentes tarefas – 16:9 para trabalhar e 21:9 para demonstrar o jogo. A grande vantagem é que você tem duas experiências de imagem distintas num único monitor.
“O fato do Odyssey OLED G8 suportar até três entradas externas foi particularmente útil quando estávamos testando em plataformas como PCs e diferentes consoles”
– Junhwan Kim, Programador Líder, Equipe de Engine Program, Nexon Games
P. Na opinião de vocês, quais recursos do Odyssey OLED G8 melhorarão a experiência dos jogadores de The First Descendant?
Kim: The First Descendant é o primeiro título de HDR10+ GAMING do mundo. Trabalhamos em conjunto com a Samsung para implementar essa tecnologia no nosso jogo, otimizando o brilho máximo do monitor e suportando HDR padrão sem precisar fazer ajustes manuais4. Jogar The First Descendant num monitor Odyssey com HDR10+ GAMING significa experimentar o que há de melhor em termos de gráficos vívidos e de alta qualidade.
*HDR10+ GAMING: Uma tecnologia que melhora a qualidade da imagem ao analisar o conteúdo do jogo para aprimorar a profundidade dos gráficos e suportar recursos como tempo de resposta e Auto HDR.
Wi: Ao contrário do meu monitor anterior, em que as cores próximas às bordas tendiam a escurecer, o Odyssey OLED G8 manteve o mesmo brilho por toda a tela. A borda e a moldura finas também facilitam a concentração no jogo.
Kim: Também achei a Game Bar super útil. Quando o Odyssey OLED G8 é conectado a um PC ou console, ele abre automaticamente a Game Bar. Ao selecionar o modo FPS, as áreas escuras do game ficam mais claras, o que lhe dá uma vantagem sobre os inimigos ocultos. Além disso, o som fica mais rico, melhorando ainda mais a imersão.
P. Alguma palavra final para os jogadores de The First Descendant?
Kim: Se você é fã de The First Descendant ou de qualquer jogo de tiro em terceira pessoa (TPS) com gráficos de alta qualidade, o Odyssey OLED G8 é uma excelente opção. Ele tem alta taxa de atualização, ampla gama de cores e rápido tempo de resposta, o que melhora muito a experiência de jogo.
Wi: Sempre tive dúvidas entre escolher um monitor com alta resolução e taxa de atualização para jogos e um com cores e contraste precisos para desenvolvimento. O Odyssey OLED G8 atende perfeitamente às duas necessidades, por isso posso recomendá-lo com segurança a qualquer jogador… ou desenvolvedor!
1 A Samsung não se responsabiliza pelo uso ou funcionamento de aplicativos de terceiros, sendo certo de que ao utilizá-los, o usuário está ciente de que podem ser cobrados valores de uso pelo serviço ou pacotes sem qualquer ingerência da Samsung. A Samsung não se responsabiliza por dados armazenados em aplicativos de terceiros com os quais não mantem parceria ativa.
2 Com base no GTG medido em condições internas de teste. Os resultados podem variar de acordo com o conteúdo, as configurações do monitor e o desempenho da fonte de entrada.
3 Suporta 2 cabos HDMI 2.1, um DisplayPort 1.4 e três portas USB 3.0 (1 para cima, 2 para baixo).
4 Para usar o HDR10+ GAMING, o conteúdo deve ser compatível com HDR10+ GAMING, e pode ser necessário ajustar configurações adicionais dependendo do conteúdo.