O PagSeguro, empresa de pagamentos internacionais do PagBank, que fornece soluções para pagamentos on-line em 17 países da América Latina, além de Portugal, Espanha e Turquia, conectando mais de 300 empresas internacionais a meios de pagamentos locais, anuncia o lançamento do estudo “The payment habits of Latin American gamers: Leveraging payment method strategy to unlock Latam’s gaming industry” (“Os hábitos de pagamento dos gamers da América Latina: Alavancando a estratégia de métodos de pagamento para desbloquear a indústria latino-americana de jogos”, em tradução livre).
Realizada em parceria com a Payments & Commerce Market Intelligence (PCMI), o whitepaper mostra o comportamento dos gamers na América Latina e seus hábitos de pagamentos, realizado com base em uma pesquisa com jogadores pagantes dos seis principais mercados da região: Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.
A América Latina é uma das regiões que vem apresentando maior crescimento da indústria de gaming nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o tíquete médio gasto por ano pelos gamers na região (US$ 27) ainda é muito inferior ao registrado na Europa (US$ 77) e América do Norte (US$ 209), o que demonstra o potencial de crescimento deste mercado.
Pensando nisso, o estudo apresenta uma visão completa sobre quem são os jogadores dessa região e como preferem comprar jogos e realizar compras relacionadas a este universo. Segundo Adriana Garbim, diretora executiva do Comercial do PagSeguro, o estudo tem como objetivo auxiliar o mercado de pagamentos e negócios do segmento de jogos online na região e prover subsídios sobre as preferências deste público, auxiliando-os a pensar estratégias e tomar decisões mais eficazes.
Perfil dos gamers na América Latina e dispositivos preferidos
A pesquisa foi realizada com mais de 2 mil gamers ativos que realizaram pelo menos alguma compra relacionada ao universo dos jogos no último ano. Com base nas respostas, o perfil dos gamers consumidores da América Latina é majoritariamente masculino, com mais de 30 anos, pertencentes às classes socioeconômicas média e alta. No entanto, o whitepaper ressalta que este perfil está em transformação, com a base de jogadores tornando-se cada vez mais diversas: crianças e adolescentes já representam uma parte crucial na indústria, enquanto mulheres estão alcançando a participação masculina no segmento, representando 44% dos gamers na região.
Dentre os formatos e dispositivos, 81% dos gamers da América Latina jogam em dispositivos mobile, enquanto games para PC e consoles atingem 61% e 57% de penetração, respectivamente. De acordo com o estudo, a maioria dos jogadores utiliza mais de um dispositivo, o que mostra a necessidade de uma integração entre os formatos e flexibilidade de compra e pagamentos entre os diferentes dispositivos.
O estudo completo também traz dados e insights sobre o valor médio gasto pelos gamers em cada país, como o parcelamento de compras influencia no consumo de produtos e serviços neste universo, com que frequência os gamers realizam compras e sua relação com o tempo médio gasto nos jogos, além de outras tendências nos meios de pagamentos em jogos.