More

    PGB 2023 revela 10 marcas mais populares para os gamers

    Além do ranking, a 10ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB 2023) traz um parâmetro inédito que mensura como os jogadores no Brasil se comportam com publicidades em lives, jogos e redes sociais

    Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2023, maior levantamento sobre consumo de jogos eletrônicos no país, revela hoje (17) o painel “Marcas do Coração”, atualizado conforme a 10ª edição do estudo.

    Além de trazer um ranking das marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas de diversos setores pelos gamers brasileiros, o painel apresenta um parâmetro inédito que mensura como os jogadores se comportam com publicidades em lives, jogos, redes sociais e mais!

    “Nós analisamos as marcas mais conhecidas, utilizadas e qual a relação que constroem com o público de games desde 2018, expandindo os segmentos abordados a cada nova edição. Neste ano, progredimos para além do ranqueamento das marcas, visando a compreensão de como os gamers brasileiros se vinculam com elas por meio de dados sobre comportamento e impacto em seu cotidiano”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

    “O painel de marcas da PGB 10 anos amplia seu escopo ao incorporar dados que traduzem o comportamento dos gamers brasileiros em relação à publicidade e ações de marcas em torno deste grande ecossistema, uma vez que esse público possui hábitos que se conectam com setores de consumo como bebidas, comidas, cosméticos, financeiro e outros. Desta forma, consolidamos uma visão mais completa da experiência desses jogadores e como essas marcas estão presentes em seu estilo de vida”, acrescenta Carlos Silva,  sócio da Go Gamers.

    O painel mostra, a exemplo, que 69,6% do público gamer no Brasil gosta quando as marcas aparecem dentro dos jogos, como em skins de avatares, equipamentos exclusivos entre outros itens. Segundo o estudo, 60,3% dos jogadores preferem comprar produtos de marcas que realizam esse tipo de publicidade. Os dados são ligeiramente maiores quando se trata de publicidade em eventos de jogos: 73,4% gostam de marcas que patrocinam campeonatos, atletas de e-Sports, celebridades da indústria, eventos ligados a jogos e outros, e 66,5% preferem comprar destas. 

    Outro tipo de ativação que cai no gosto dos gamers brasileiros, com percentual positivo de aprovação, são publicidades e/ou patrocínios em redes sociais (77,2% gostam), lives (76,3%), vídeos sobre jogos (74,2%) e banners na internet (70,3%). Mais de 60% do público prefere comprar produtos e serviços de marcas que fazem propagandas nestes formatos.

    MARCAS MAIS POPULARES
    Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas, de 10 setores diferentes, pelo público de jogos eletrônicos no Brasil, segundo a PGB 2023:

    1. BANCOS
      Mais conhecida: Nubank (82%)
      Mais utilizada: Nubank (55,6%)
       
    2. CARTÕES DE CRÉDITO
      Mais conhecida
      : Mastercard (86,5%)
      Mais utilizada: Mastercard (71,2%)
       
    3. CERVEJA
      Mais conhecida
      : Brahma (85,3%)
      Mais consumida: Heineken (51,6%)
       
    4. COSMÉTICOS
      Mais conhecida: O Boticário (85,5%)
      Mais consumida: O Boticário (66,7%)
       
    5. ENERGÉTICOS
      Mais conhecida
      : Red Bull (82,8%)
      Mais consumida: Red Bull (61,5%)
       
    6. FOOD SERVICES
      Mais conhecida
      : McDonalds (78,2%)
      Mais utilizada: McDonalds (66,1%)
       
    7. REFRIGERANTES
      Mais conhecida
      : Coca-Cola (93,6%)
      Mais consumida: Coca-Cola (81,8%)
       
    8. SNACKS SALGADOS
      Mais conhecida
      : Doritos (74,3%)
      Mais consumida: Doritos (54,6%)
       
    9. SNACKS DOCES
      Mais conhecida
      : Kit Kat (71,1%)
      Mais consumida: Nestlé (56,3%)
       
    10. VESTUÁRIO E ROUPAS
      Mais conhecida
      : Nike (75,4%)
      Mais utilizada: Nike (57,7%)

    By

    Andrey Pádua
    + posts

    Posts Recentes

    Posts relacionados