More

    PGB 2024: Mais de 75% dos brasileiros consideram eSports uma modalidade esportiva legítima

    A Pesquisa Game Brasil mapeia informações detalhadas sobre a relação dos brasileiros com os esportes eletrônicos, incluindo hábitos de consumo

    A Pesquisa Game Brasil (PGB) acaba de lançar seu mais novo painel relacionado ao público gamer do país, desta vez focado em eSports. O estudo revela informações mais detalhadas e inéditas sobre a relação dos brasileiros com os esportes eletrônicos, incluindo hábitos de consumo.

    Os dados não param por aí: a PGB 2024 também mapeou a opinião dos entrevistados com relação aos eSports enquanto categoria esportiva, apresentando os seguintes resultados:

    – 76,5% consideram os eSports uma modalidade esportiva e legitima;
    – 85,2% consideram os eSports uma atividade séria e comprometida;
    – 75% consideram que as emoções assistindo a uma partida de eSports podem ser as mesmas de uma partida dos esportes tradicionais;
    – 83,7% concordam que um atleta de eSports é alguém que supera os seus limites;
    – 54,5% consideram importante comprar produtos de marcas que patrocinam o seu time de eSports preferido;
    – 73% consideram importante aprender sobre a história do time.

    “Este painel especificamente voltado para eSports é de suma importância para entendermos o comportamento de consumo e a dimensão do cenário gamer profissional aqui no Brasil”, afirma Carlos Silva, sócio da Go Gamers. “Percebemos com estes resultados que o público do Brasil que joga e que acompanha esportes eletrônicos levam a modalidade a sério, possibilitando mais oportunidades de investimento na área e em jogadores profissionais”.

    A faixa etária que mais joga os games competitivos está concentrada no público de 30 a 34 anos (19%). Este mesmo perfil é, também, maioria quando se fala da preferência por assistir a partidas e a competições (21%). Além disso, o perfil que se declara gamer tem a preferência por jogar, representando 72% dos entrevistados, em comparação ao perfil que prefere somente assistir às transmissões de eSports. “É possível notar este comportamento do público mais jovem, de estar mais disposto a jogar. Então, conforme a idade vai avançando, esse mesmo público prefere assistir aos jogos e às competições”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers.

    A faixa etária que mais joga os games competitivos está concentrada no público de 30 a 34 anos (19%). Este mesmo perfil é, também, maioria quando se fala da preferência por assistir a partidas e a competições (21%). Além disso, o perfil que se declara gamer tem a preferência por jogar, representando 72% dos entrevistados, em comparação ao perfil que prefere somente assistir às transmissões de eSports. “É possível notar este comportamento do público mais jovem, de estar mais disposto a jogar. Então, conforme a idade vai avançando, esse mesmo público prefere assistir aos jogos e às competições”, explica Mauro Berimbau, pesquisador e consultor da Go Gamers.

    Outro dado relevante do estudo foi com relação às apostas. Com o crescimento das casas de apostas online no país e também patrocinando times de eSports, pouco mais da metade dos entrevistados acha importante fazer apostas esportivas nos jogos do seu time de preferência (50,6%); e um número expressivo deles afirma já ter investido de R$ 50 a R$ 300 em apostas de partidas profissionais (80,7%).

    Na terça-feira, 28 de maio, Carlos Silva e Mauro Berimbau realização uma transmissão ao vivo pelo LinkedIn da Go Gamers dando mais detalhes sobre a pesquisa e os dados de eSports, além de tirarem dúvidas do público. Para acompanhar a live, clique aqui.

    Posts Recentes

    Posts relacionados