A Smart Fit é a nova patrocinadora do Fluxo, uma das maiores organizações de esportes eletrônicos do país. Essa é a primeira vez que uma academia patrocina um time de gamers no Brasil. A logomarca da rede estará estampada na clavícula dos uniformes de quatro times do Fluxo, as equipes de Free Fire (FF) Mobile, de League of Legends (LoL), de Counter Strike (CS) e da line Crias Feminino, também de Free Fire.
O início da relação com o mercado de games ocorre exatamente no momento em que o público aguarda o começo da temporada de campeonatos. A Smart Fit entende que, se em algum momento os games foram considerados territórios de nicho, hoje eles são mainstream: 78% dos brasileiros afirmam jogar jogos eletrônicos. Entre os adultos, 38% dizem passar mais de 10 horas por semana em jogos – os dados são da pesquisa Newzoo, de 2022. No mesmo ano, o segmento movimentou US$336 bilhões no mundo, valor que supera música, filme e TV tradicional.
“A Smart Fit olha para todos os grupos e comunidades”, afirma Fábio Sakae, diretor de Marketing da empresa. Ele lembra, ainda, que o velho estereótipo da pessoa adepta de jogos eletrônicos como alguém sedentário é exatamente isso, ultrapassado. “Os gamers profissionais têm uma rotina de atleta, eles precisam do preparo físico adequado para enfrentar horas de jogos. O público sabe disso.”
O head de Growth da Smart Fit, Guilherme Costa, conta que a estratégia do patrocínio ao Fluxo está sustentada em três pilares principais. A audiência dos campeonatos é dominada por adultos entre 24 e 35 anos, exatamente o público-alvo da Smart. A geração Z, formada por adolescentes, é o segundo maior grupo do universo dos jogos. “Quando essa turma considerar começar a frequentar uma academia, certamente a Smart Fit será lembrada, porque estamos falando com um público muito engajado e que valoriza as marcas apoiadoras da comunidade.” Por fim, o Fluxo é a org. (como são conhecidos os times) de maior presença nos principais campeonatos.