A gamescom latam, edição latino-americana do maior evento de games do mundo, chegou e deixou números impressionantes: mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países lotaram os pavilhões de quarta a domingo, com ingressos de sábado e domingo esgotados. Para 2025, a gamescom latam retorna com o dobro do tamanho, de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi.
Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam, a realização da primeira edição da gamescom na América Latina superou as expectativas. “A gamescom latam mostrou, mais uma vez, a importância e a grandeza da indústria de jogos no continente. Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição.”
“O grande sucesso da primeira gamescom na América Latina demonstra a força da marca global. A gamescom mostra um alcance impressionante em todo o mundo. Ela atraiu grandes multidões e os principais players da indústria. Como pretendido, a gamescom latam funciona para complementar perfeitamente o portfólio internacional da Koelnmesse, alcançando ainda mais o ecossistema de jogos. Estamos muito orgulhosos desta estreia no Brasil e esperamos muitos eventos que virão”, disse o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse.
“O grande sucesso da gamescom latam deste ano é o primeiro passo impressionante para se tornar um dos maiores eventos globais da indústria de jogos. Foi emocionante para os fãs e frutífero para visitantes, empresas e parceiros internacionais. Graças a todas as equipes de todos os parceiros que fizeram um excelente trabalho nesta primeira edição.” disse Felix Falk, Diretor Geral da game – Associação Alemã da Indústria de Jogos e proprietário da marca da gamescom.
“Estamos extremamente contentes por esta primeira gamescom latam. O resultado foi acima da expectativa, tanto em visitação de público geral, como na área de negócios, sendo um marco para a indústria de games da América Latina. Tivemos feedbacks positivos de expositores internacionais, refletindo em renovações para edição 2025, nos dando ainda mais confiança de um evento grandioso no próximo ano.” disse Beni Piatetzky, Diretor Geral da Koelnmesse Brasil.
“A realização da primeira gamescom latam foi um sucesso. Estamos felizes com os resultados. Entregamos um evento com grandes anúncios, parceiros e com o DNA da gamescom, mas também focado no público latino-americano que marcou presença no evento. Para 2025, nosso foco é melhorar e continuar crescendo junto da indústria de games no continente”, comentou Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company.
A gamescom latam 2024 contou com 17 content partners: Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.
O evento também foi um importante polo de negócios: quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas vieram à gamescom latam em busca de oportunidades de acordos e investimentos. Ao todo, 11.982 reuniões foram solicitadas e a expectativa é de mais de U$$ 200 milhões em perspectiva de novos negócios.
Com 226 horas de conteúdo programadas, a gamescom latam permitiu que os participantes conhecessem a visão da indústria e seu futuro com algumas das figuras internacionais mais relevantes. Os participantes puderam acompanhar 194 painéis (62 foram transmitidos) liderados com 434 palestrantes.
Os palestrantes incluíram David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games, entre muitos outros.