Criar um jogo de simulação de escalada realista requer um imenso conhecimento alpinístico, que nossa equipe não possuía. Então, para criar uma experiência imersiva, nos juntamos a um membro da Equipe Nacional de Alpinismo da Polônia – Paweł Michalski.
Sua participação em 19 expedições nos Himalaias e Karakoram e várias dezenas de expedições a picos mais baixos em todos os continentes ajudou muito na recriação desses picos no jogo. Paweł nos ajudou a introduzir todo o equipamento necessário usado durante a expedição, explicar seus parâmetros e descrever todos os aspectos práticos e dificuldades do ambiente de alta montanha.
Preparando a Expedição
Assim como na vida real, uma expedição bem-sucedida em Climber: Sky is the Limit começa com os preparativos adequados. Para sobreviver nas altas montanhas, você precisará do equipamento correto. Dependendo dos fundos disponíveis, você pode adquirir itens de várias qualidades. Cada peça de equipamento melhora suas chances de conquistar a montanha de alguma forma:
As roupas protegem das condições climáticas adversas (aumentam sua resistência a baixas temperaturas), permitem maior liberdade de movimento (aumentam sua resistência) e utilizam materiais mais leves (reduzem o peso total do seu equipamento).
Equipamentos especializados, como picaretas, cordas e grampos, ajudarão a atravessar terrenos diversos e superar terrenos escorregadios, paredes de gelo verticais, fendas, e assim por diante. No entanto, cuidado para não se sobrecarregar, leve apenas o necessário para não se esgotar no meio da expedição.
Durante os preparativos, você não pode esquecer da nutrição. Barras de energia, sopas liofilizadas e outros alimentos regeneram seus parâmetros de resistência, condição mental e alimentação. Refeições quentes também regeneram sua temperatura corporal, mas leve em consideração que elas devem ser preparadas no acampamento.
Empacote tudo o que for necessário
Não importa qual dos 5 picos de oito mil metros disponíveis no jogo (Monte Everest, K2, Manaslu, Gasherbrum I, Cho Oyu) você escolha, você começará sua expedição no acampamento base. Em seguida, trabalhe seu caminho até o topo, enfrentando muitos desafios e condições climáticas adversas.
A chave para o sucesso é planejar seus próximos passos com sabedoria e usar o equipamento apropriado no momento certo. Provavelmente, você não terá sucesso na sua primeira tentativa, mas, ao contrário da escalada real, você sempre poderá tentar novamente com seu novo conhecimento adquirido.
Mantendo-se Saudável
Se você quer ter sucesso e alcançar o topo, deve cuidar dos seus parâmetros de saúde:
Resistência – força física do alpinista, indica sua capacidade de caminhar, correr, pular, escalar e mover objetos.
Saúde Mental – a saúde física do seu alpinista e sua disposição para continuar a aventura. Tomar ações arriscadas, como deslizar por encostas congeladas ou superar fendas, rapidamente esgota esse parâmetro.
Temperatura – indica a temperatura corporal do seu alpinista. Depende do clima externo e das roupas que você está usando. É muito importante ajustar as roupas às condições climáticas, porque congelar pode acabar brutalmente com sua expedição…
Alimentação – você precisa comer para sobreviver. Se não comer, sua resistência cairá a zero extremamente rápido, tornando-o incapaz de continuar. Nem todos os alimentos são iguais, alguns são mais nutritivos do que outros e podem dar um impulso à sua resistência e moral ou aquecê-lo.