Cinco anos após seu lançamento, VALORANT, o jogo 5×5 de tiro tático competitivo em primeira pessoa, da Riot Games, segue como um fenômeno entre os brasileiros. Aqui, o game ganhou apelido, sotaque, estilo e virou mais do que um sucesso competitivo, tornou-se também uma expressão cultural. Para marcar essa trajetória e homenagear a comunidade que ajudou a tornar o Brasil uma referência global para o jogo, a Riot lança a campanha de aniversário “Aqui é Vavá”, uma celebração do jeito brasileiro de jogar, torcer e viver o VALORANT.
Ativação “Vavá Pelo Brasil”
O projeto “Vavá Pelo Brasil” leva o universo do game para cinco capitais brasileiras, sendo elas: São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Manaus e Brasília, em forma de murais criados por artistas locais em parceria com a agência Instagrafite (INGF). Mais do que homenagens visuais, os grafites são manifestações autênticas que conectam o jogo ao cotidiano urbano e às identidades regionais de cada cidade.

A arte dos murais
Em São Paulo, o artista multimídia Ricardo Sotaq criou um painel vibrante no Minhocão, inserindo os Agentes Sage, Omen e Jett no caos urbano da capital paulista. Já em Porto Alegre, a ilustradora gaúcha Ane Schutz escolheu o bairro Cidade Baixa para representar o VALORANT com o Agente Phoenix como protagonista. Em Salvador, a baiana Raiana Britto trouxe toda a força e alegria de uma festa popular para seu mural no Santo Antônio Além do Carmo. Em Brasília, Caio Neew transformou duas paredes da Asa Sul em uma homenagem à comunidade de VALORANT. E em Manaus, a artista visual Wira Tini apresenta uma obra marcada pela ancestralidade, meio ambiente e cultura.

A campanha de aniversário “Aqui é Vavá” da Riot Games, com os murais temáticos em cinco capitais brasileiras, é uma forma de celebrar e reconhecer a comunidade de jogadores de VALORANT no Brasil. A conexão entre o universo do jogo e as identidades regionais de cada cidade através da arte urbana demonstra como VALORANT se tornou não apenas um jogo, mas parte da cultura brasileira.